Você é feliz no trabalho?

Rossano Sobrinho

Rossano Sobrinho analisa o que os espíritos falaram sobre o trabalho. Como ser útil? Devemos realizar tudo com amor? Por que muitos ainda possuem uma visão de que o trabalho é castigo? Você é feliz no trabalho? Veja tudo isso e muito mais na coluna Liberte-se da Sua Mente!

Leitura complementar

Saiba mais sobre a Visão espírita do trabalho

Muitos pensam que devemos trabalhar porque esta é a lei humana. Porém, O Livro dos Espíritos” diz que o trabalho é uma lei da natureza. A resposta da pergunta 674 responde:

“O trabalho é uma lei da Natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres”.

Com isso, sabemos que todos precisam de uma ocupação. É uma necessidade humana. A vivência cria necessidades, e o trabalhador acaba tendo que labutar muito além do necessário.

Como vivemos numa sociedade materialista, esse sistema pode fazer com que algumas pessoas se equivoquem nas suas escolhas. Um exemplo muito corriqueiro, é quando alguém se endivida com o cartão de crédito.

Segundo o portal Brasil Econômico, famílias endividadas contabilizaram alta de 0,3 ponto percentual em março, chegando a 25,2% da população, de acordo com dados divulgados em abril passado, na Pesquisa de Envidamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Grande parte destas dívidas são provenientes do cartão de crédito. Isso acontece porque o trabalho em excesso poderá fazer com que o homem fique preocupado com as necessidades materiais, o que acarretará em dívidas.

Visão espírita do limite do trabalho e repouso

Analisando as perguntas 682 a 688, conhecemos os limites do trabalho e, além disso, do repouso. Deus deseja que os homens se tornem úteis, mas sempre respeitando suas capacidades.

O item 676 diz que “sem o trabalho o homem permaneceria na infância intelectual”. Segundo a primeira obra do espiritismo, o trabalho não é “uma condenação”, mas sim uma necessidade da elevação humana e terrena.

deixe um comentário

WhatsApp