Viver é deixar partir…

A vida não é um comercial de margarina. E o correr dela envolve aprendizagem nos piores momentos, alegrias depois de muito esforço e cura depois de tantas feridas. Viver é despedir-se. Despedimos de quem fomos, de quem amamos, da casa onde moramos, do quintal onde brincamos, da escola em que estudamos, dos amigos da adolescência, da rua onde conhecemos nosso primeiro amor. Despedimos de brincadeiras, de lugares, de rostos, paisagens, sensações.

Viver é deixar partir, como no dia em que o carro de meu pai se afastou, deixando a menina de dezessete anos na empresa em que batalharia meu primeiro emprego. Naquele dia eu não sabia, mas me despedia principalmente da minha infância, da vida que eu tivera até ali. Nunca mais as coisas voltariam a ser como eram antes, definitivamente. A partir de então, a vida se encarregou de me apresentar uma sucessão de chegadas e partidas, como o início e o fim da faculdade, das aulas da pós-graduação, dos empregos, da diversão com os amigos, das viagens incríveis que fiz, dos amores que deixei e que me deixaram.

Viver é crescer e crescer impõe dizer adeus. Essa palavra é difícil porque ficar é muito mais fácil. Deixar para trás, envelhecer, tomar novos rumos, aceitar as perdas, as más escolhas, evoluir, morrer. Tudo isso faz parte da existência e nem por isso deixa de ser doloroso. Já dizia Rock Balboa: “Ninguém vai bater mais forte do que a vida. E o que realmente importa não é como você vai bater, e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando, o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha”.

Viver é uma aventura que nos exige coragem. Rindo ou chorando, descobrimos que existe beleza na dor, na saudade, naquilo que vivemos e não existe mais, nas pessoas que se foram, mas que ainda vivem dentro de nós, nos lugares que visitamos, nas paredes e sarjetas que foram testemunhas de nossas lutas, dores, dúvidas, mudanças, arrependimentos, amadurecimento.

Viver é aprender que deixar livre é o único modo de amar verdadeiramente. O amor é incompatível com a posse e sua essência é a liberdade. Viver é olhar para traz e admirar as nossas escrituras, em suas diferentes formas, cores e sabores. Todo caminho é sorte. E não importa como a vida se apresente hoje, ela ainda está em nossas mãos. Temos tempo para escrever novos caminhos.

Viver é um risco. Não haverá borboletas se não passarmos por longas e silenciosas metamorfoses. O destino tem que dar muitas voltas antes de atracar a qualquer porto. Enquanto isso, aproveite as companhias desta jornada. E continue indo. Além.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Texto escrito por Camila Garcia

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Integrada e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é assessora de comunicação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Já trabalhou como repórter, redatora e produtora de TV. Nas horas vagas gosta de caminhar ao ar livre, ler e meditar. Também não dispensa uma boa pizza e a companhia da família e dos amigos. É apaixonada pelo mundo das letras, do autoconhecimento e da espiritualidade, temas que se tornaram sua principal linha editorial.

Para saber mais sobre outro assunto relacionado ao tema, assista:

Deixe-me Partir – Repensar:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat