TV Mundo Maior Os caminhos da fé através da razão - Filosofando - TV Mundo Maior

Os caminhos da fé através da razão – Filosofando

Os caminhos da fé através da razão – Filosofando


Data: 09/10/2018
Temas: Programas

Quando se fala em fé, existem inúmeras alternativas para negar que ela seja racional. Segundo alguns teólogos ela é uma virtude, um dom que transcende a razão. Mas o que Jesus quis dizer com a frase “A fé move montanhas”? Por que o pensamento espírita nos leva à fé raciocinada? Existe relação entre fé e emoção? Saiba mais sobre essas reflexões aqui no Filosofando.

Parte 1

Parte 2

Leitura complementar

Milagres, segundo A Gênese original de Allan Kardec

Milagres significa admirável, coisa extraordinária, surpreendente.

A academia definiu essa palavra: Um ato do poder divino, contrário às leis conhecidas da natureza.

O espiritismo, demonstrando que o elemento espiritual é uma das forças vivas da natureza, força que atua incessantemente, em conjunção com a força material. Isso faz os fenômenos que dele resultam entrarem no círculo dos efeitos naturais, porque esses fatos, como os demais, estão sujeitos a leis.

O maravilhoso foi expulso da espiritualidade, porque a razão chegou. Então, os tempos dos milagres acabou.

Com isso, o espiritismo vem, por sua vez, fazer o que cada Ciência faz quando surgiu: revelar novas leis da natureza e, consequentemente, explicar os fenômenos da competência delas.

Os fenômenos espíritas, estando na natureza, produziram-se em todos os tempos. Mais precisamente porque seu estudo não podia ser feito pelos meios materiais que a Ciência comum dispunha, permaneceram por mais tempo do que outros, no domínio do sobrenatural, de onde, agora, o Espiritismo os fez sair.

Fenômenos espíritas

Então, os fenômenos espíritas consistem nos diferentes modos de manifestação da alma ou espírito. Seja durante a encarnação, seja no estado de erraticidade. É por essas manifestações que a alma revela sua existência, sua sobrevivência e sua individualidade.

Porque o espiritismo esclarecendo-nos sobre essa força, dá-nos a chave de uma multidão de situações inexplicáveis por qualquer outro meio, e que, por isso, em tempos remotos, foram consideradas como prodígios.

A ciência caminha junto com o espiritismo, Allan Kardec nos deixou claro que temos que seguir sempre a razão e nunca ir para o fantasioso. Por conta disso, tudo foi esclarecido e comprovado. O mundo espiritual e a vida após a morte, é tão real quanto a nossa vida no plano terrestre.

Então, milagres não existem. A nossa força de pensamento e as atitudes é que vão transformar a nossa vida e melhorar tudo. Depende apenas da gente. Deus com sua infinita bondade fez tudo muito certo para caminharmos sozinhos. Os espíritos de luz estão sempre de prontidão para nos auxiliar mas quem faz o “milagre” é a gente.

Por exemplo, se você está com uma doença e tentar de todas as formas melhorar, você irá melhorar. Porque todos nós somos capazes de transformar nosso destino, basta acreditar em si próprio e no poder do universo.

O termo “O universo conspira a nossa favor.” é verdadeiro. Se estivermos sintonizados com energias positivas, praticando o bem, realizando a caridade, enfrentando desafios e seguindo as leis divinas. Vamos conquistar tudo que queremos.

Então, estude, pratique a sua mediunidade, se conecte com o plano espiritual e seja feliz com os benefícios disso tudo.

Texto publicado em 5 de outubro de 2018.

 

Comments

comments


WhatsApp
Clique aqui