Teoria das manifestações físicas

Teoria das manifestações físicas

Teoria das manifestações físicas é o tema abordado no 4° Capítulo de “O Livro dos Médiuns”. Nele Kardec nos apresenta seus estudos sobre as ações dos espíritos para demostrarem suas presenças.

“Demonstrada a existência dos espíritos, pelo raciocínio e pelos fatos, e a possibilidade de agirem sobre a matéria, devemos agora saber como se efetua essa operação e como eles agem para mover as mesas e outros corpos inertes.” ( Livro dos médiuns, capitulo  4- item 72)

Para o espírito desencarnado conseguir movimentar algo é necessário que tenha alguém encarnado para liberar essas energias. Logo, o espírito sozinho não consegue movimentar objetos materiais.

Hoje em dia são raros os casos de manifestações físicas. Pois com a evolução da doutrina espírita, não se vê mais necessidade desses fatos ocorrem.

E os espíritos que realizam esse tipo de ação para o mal diminuiu muito, assim como nós, eles evoluíram.

Mas quando acontece esse tipo manifestação é porque o fluido material do encarnado se mistura com o do desencarnado. 

Explica ainda Allan Kardec que é necessário o fluido animalizado e o fluido universal, para dar vida à mesa. Mas não se deve esquecer que essa vida é apenas momentânea, extinguindo-se com a mesma ação, e muitas vezes antes que a ação termine, quando a quantidade de fluido já não é mais suficiente para animar a mesa.

O espírito só pode se manifestar então com a autorização do médium?

Não. Muitas vezes o médium não autoriza tal ação mas não sabe como está transferindo essas energias, por conta disso o espírito se aproveita e usa para movimentar coisas.

Por isso é tão necessário estar sempre vigiando e orando, se mantendo em vibração e conectado com o plano espiritual para que nenhum espírito se aproveite de suas energias e use contra você ou qualquer outra pessoa.

(Fonte: Livro dos Médiuns)

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Teoria das manifestações físicas

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat