Setembro Verde: O que diz o espiritismo sobre doação de órgãos?

Estamos no mês do Setembro Verde, campanha criada para incentivar a doação de órgãos. A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) é responsável pela divulgação da campanha que tem o lema “Doe órgãos, a vida continua!” que tem a missão de conscientizar as famílias sobre a importância da doação.

E neste ano, a campanha chega em um momento delicado. A pandemia causou uma queda de doações e transplantes. Por isso, em 2020, o Setembro Verde reforça a mensagem de solidariedade ao amor próximo, através de ações online e distribuição de informações.

Visão espírita

Sabemos que o corpo é uma matéria emprestada ao espírito que irá animá-lo durante  uma encarnação. Temos a responsabilidade de cuidar e preservar sua saúde ao máximo, para que ele continue em seu funcionamento  até o fim de nosso tempo e missão na Terra.

Divaldo Franco nos esclarece que se recebemos a dádiva de um corpo sadio é justo  oferecê-lo com o apoio da ciência e tecnologia. Ele também explica que a doação não causará traumas ao espírito e dá o exemplo das corpos queimados e desintegrados. na espiritualidade a cura de seu perispírito se dá com o tratamento de cura e o espírito do doador apenas sofrerá se ainda for ligado a matéria terrena, que não o pertence mais.

O médium também traz o entendimento da doutrina em relação ao transplante cardíaco, que segundo ele é uma forma de eutanásia do doador, pois para o coração bater é necessário que esteja em funcionamento o tronco encefálico, fato que indica presença vital. Ele acredita que o avanço da tecnologia será capaz de manter artificialmente o coração batendo após a morte total da cérebro.  

É importante entendermos que a doação dos órgãos é uma forma de praticar a caridade, e que a espiritualidade acompanha as situações permitindo ou não a continuação de uma vida de acordo com merecimento e resignação moral. A doação deve ser voluntária, partindo do doador a escolha, portando comunique familiares sobre sua opinião, será importante para um possível processo de doação, lembrando que é apenas matéria que não será mais útil no plano espiritual podendo salvar uma vida que poderá ganhar uma nova chance que evoluir na encarnação atual.

Fontes: sonoticiaboagrupoallankardecfolhaespiritayoutubeyoutube.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Doação de Órgãos – Visão Espírita

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat