O Setembro Amarelo veio para conscientizar a sociedade sobre um assunto que ainda é um tabu: o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Existem assuntos que são tão delicados que acabam não sendo discutidos pelo público. Pra mudar esse cenário desolador, o lema da campanha é “Falar é a melhor solução”.
A ideia é alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo e, principalmente, suas formas de prevenção. Segundo dados divulgados pelos organizadores da campanha, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.
Ainda existe uma ideia equivocada de que esse é assunto é “transmissível” e, por isso, ainda é pouco discutido na sociedade. O suicídio tem sido um mal silencioso, e as pessoas evitam falar sobre o assunto por medo ou desconhecimento e não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), num local com 30 pessoas, é possível que cinco delas já tenham pensado em tirar a própria vida. A ideia do movimento, que iniciou em 2015, é quebrar esse silêncio e fazer desse um tema presente nas rodas de discussão.
Para a campanha funcionar, precisamos ajudar as pessoas e se importar com os outros. Não só é uma questão de caridade, mas também de respeito ao ser humano. Quando demonstramos que alguém faz a diferença no mundo, essa atitude pode fazer com que ela se ame.
O amor próprio é necessário. E fazer com que alguém goste mais de sí mesmo é uma atitude grandiosa de paixão a Deus, perante as suas criações. Pense agora, você tem feito algo de bom que influenciará na vida de alguém?
Acredite no potencial do seu irmão e faça ele crer em si próprio também. Mostre que a vida é bonita e a humanidade precisa dele aqui conosco. Faça a diferença na vida de alguém. E não julgue as dificuldade dos outros, apenas ajude.
Separamos algumas frases que irá te fazer refletir sobre como a vida é agradável e a sua sorte em estar encarnado, leia abaixo um dos pensamentos de Chico Xavier e Allan Kardec:
- “Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!”
- “Leve na sua memória para o resto de sua vida, as coisas boas que surgiram no meio das dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina, que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo.”
- “Esqueça o acusador; ele não conhece o seu caso desde o princípio. Perdoe ao mau; a vida se encarregará dele.”
- “As aflições na terra são os remédios da alma; elas salvam para o futuro, como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. É por isso que o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, pois eles serão consolados.”
(Fonte: Rodoviaria Online e Pensadores )
Para saber mais sobe o assunto, assista:
Suicídio – A Caminho da Luz
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4