Setembro Amarelo: Falar é a melhor opção!

O Setembro Amarelo veio para conscientizar a sociedade sobre um assunto que ainda é um tabu: o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Existem assuntos que são tão delicados que acabam não sendo discutidos pelo público. Pra mudar esse cenário desolador, o lema da campanha é “Falar é a melhor solução”.  

A ideia é  alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo e, principalmente, suas formas de prevenção. Segundo dados divulgados pelos organizadores da campanha, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.

Ainda existe uma ideia equivocada de que esse é assunto é “transmissível” e, por isso, ainda é pouco discutido na sociedade. O suicídio tem sido um mal silencioso, e as pessoas evitam falar sobre o assunto por medo ou desconhecimento e não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), num local com 30 pessoas, é possível que cinco delas já tenham pensado em tirar a própria vida. A ideia do movimento, que iniciou em 2015, é quebrar esse silêncio e fazer desse um tema presente nas rodas de discussão.

Para a campanha funcionar, precisamos ajudar as pessoas e se importar com os outros. Não só é uma questão de caridade, mas também de respeito ao ser humano. Quando demonstramos que alguém faz a diferença no mundo, essa atitude pode fazer com que ela se ame.

O amor próprio é necessário. E fazer com que alguém goste mais de sí mesmo é uma atitude grandiosa de paixão a Deus, perante as suas criações. Pense agora, você tem feito algo de bom que influenciará na vida de alguém?

Acredite no potencial do seu irmão e faça ele crer em si próprio também. Mostre que a vida é bonita e a humanidade precisa dele aqui conosco. Faça a diferença na vida de alguém. E não julgue as dificuldade dos outros, apenas ajude.

Separamos algumas frases que irá te fazer refletir sobre como a vida é agradável e a sua sorte em estar encarnado, leia abaixo um dos pensamentos de Chico Xavier e Allan Kardec:

  • “Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!”
  • “Leve na sua memória para o resto de sua vida, as coisas boas que surgiram no meio das dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina, que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo.”
  • “Esqueça o acusador; ele não conhece o seu caso desde o princípio. Perdoe ao mau; a vida se encarregará dele.”
  • “As aflições na terra são os remédios da alma; elas salvam para o futuro, como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. É por isso que o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, pois eles serão consolados.”

(Fonte: Rodoviaria Online e Pensadores )

Para saber mais sobe o assunto, assista:

Suicídio – A Caminho da Luz

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat