Saudade é uma dor que fere nos dois mundos

Jornal Nova Era

A saudade é uma uma dor que pode ferir nos dois mundos, como diria Chico Xavier. Então, devemos saber como senti-la de forma salutar. Portanto, concluímos que a saudade trata-se de um sentimento positivo, pois o indivíduo tem saudades dos bons momentos, das boas relações, do nosso ímpeto de superação nos momentos de desafios. Comentários de Astrid Sayeg, Antonio Carlos Tarquínio e João Tomas do Amaral. Apresentação de Guiomar Sant’Anna.

Leitura complementar

É possível sentir saudades de quem ainda não conhecemos?

A palavra saudade não é uma exclusividade da língua portuguesa, como muitos pensam. O significado amplo e o sentimento que ela ganhou com a nossa cultura tornou dela uma das palavras mais difíceis de serem traduzidas.

Seu significado é ligado à memória e a nostalgia de lugares, pessoas e situações. As atribuições e, principalmente, os sentimentos contidos na palavra saudade foram se moldando com a cultura portuguesa.

Muitas vezes esse sentimento oscila entre as sensações de tristeza e felicidade, melancolia e alegria. Ao sentir saudade de alguém ou algo podemos dizer que ele é um sentimento intenso que pode existir entre encarnados e desencarnados.

Seria possível então sentir saudades de alguém que você não conhece? E ter lembranças que ainda não aconteceram?

Nosso inconsciente guarda informações de nossas vidas passadas, de experiências na erraticidade e também as instruções do nosso plano reencarnatório. Assim, a memória não tem acesso à essas informações para não influenciarem na nossa encarnação atual.

No entanto, o inconsciente pode conversar conosco por meio de sonhos ou sensações. Portanto, tristezas repentinas e a falta de algo que você não consegue definir pode indicar saudades de pessoas que conviveu; encarnadas ou não em vidas passadas.

Alguns podem até associar esse sentimento a algo romântico, mas não necessariamente será sobre o amor passional. É possível tratar-se de espíritos afins que você espera como filhos, por exemplo.

Sonhos detalhados com as feições, situações e pessoas que você não conhece – mas sabe que são familiares – podem indicar essa possível ligação entre espíritos que poderão se reencontrar nesta encarnação.

A certeza que temos é de que as ações do plano espiritual em nossas vidas são perfeitas. Se algo não acontecer é porque nós mesmos alteramos os rumos com liberdade concedida por Deus. Considere as sensações ou sonhos como um bom sinal e saiba que a vida é eterna e que vamos reencontrar – seja nessa ou em em vidas futuras – os espíritos afins que fazem parte da nossa história.

Texto publicado em 24 de outubro de 2017. 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat