Racismo: por que, em pleno século XXI, a cor de pele ainda é motivo de preconceito?

Em pleno século XXI, o racismo, o preconceito e a discriminação ainda estão presentes na nossa sociedade. Muitas pessoas ainda acreditam que as diferentes raças devem ser tratadas de forma distinta. Um exemplo disso, é o caso do gerente de uma famosa marca de roupa que foi indiciado por racismo. 

O caso aconteceu no Ceará, e de acordo com investigações da polícia cearense, o gerente impediu uma delegada negra de entrar na loja. E ainda, o inquérito afirma que a empresa possui um “código de conduta” para identificar pessoas que não são consideradas “dentro do padrão da loja”. Ao entrar, essa pessoa passa a ser acompanhada de perto por funcionários. 

Racismo e espiritismo

A doutrina espírita nos ensina que devemos respeitar as pessoas estejam elas em quais condições estiverem. Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, diz:

Perante Deus, são iguais todos os homens? 

Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos. Dizeis frequentemente: “O Sol luz para todos” e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais. (Questão 803)

Ou seja, não importa a sua cor, raça, etnia, todos somos iguais perante a Deus. Tenha respeito com o próximo, lembre-se que o respeito começa com um olhar ao próximo. Lembre-se das máximas de Jesus:  ”Fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem”, o que leva ao “Amar ao próximo como a nós mesmos”.

Nós, encarnados, devemos notar que devemos ver além das aparências físicas, e perceber que julgar o outro somente por conta de sua cor está totalmente errado. 

O espiritismo nos ensina que a Terra é um mundo de provas e expiações, portanto, estamos aqui para evoluir e mudar positivamente. E que em outras reencarnações podemos ressurgir como negros, brancos, pardos, etc. 

Para finalizar, 

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Sem distinção de raças nem de crenças, porque vê todos os homens como irmãos”, O Evangelho Segundo o Espiritismo

Quer saber mais sobre: racismo e espiritismo? Não perca, dia 5 de dezembro, O Dia da Missão Espírita. Confira, às 13h00, uma palestra com a atriz Taty Godoy, com o psicólogo Ildo Rosa, Alexandre da Silva e com o antropólogo e professor brasileiro-congolês, Kabengele Munanga.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat