Quais são os 7 tipos de amor? 

Você sabia que há diferentes tipos de amor? Quais são os 7 tipos de amor? 

Antes de abordarmos quais são os 7 tipos de amor, vamos relembrar que o dicionário Aurélio define a palavra amor como:

sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conversar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outro pessoa. 

Já a doutrina espírita nos ensina que o  amor é a fonte mais pura de energia, e além de transformar, ele está presente em cada um de nós. 

A obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos ensina que: 

O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Quais são os 7 tipos de amor? 

Os gregos antigos reconhecem 7 tipos de amor. Sendo que cada um é valioso a sua maneira e necessário para se ter uma vida feliz e saudável. Confira a seguir quais são os 7 tipos de amor e reflita quais precisam de mais atenção. 

1. Ágape

O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. Diz respeito ao amor incondicional para todos os seres vivos. Neste tipo de amor, desejamos fazer o bem. Este sentimento nos inspirar a salvar o planeta, ou então, praticar um simples ato de bondade.  Para completar, o amor ágape inspira as pessoas a terem compaixão e altruísmo. E ainda, nos aproxima de Deus. 

2. Eros

Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. Na mitologia grega, Eros é o nome grego para cupido, que atira sua flecha e causa esse tipo de atração e que muitas vezes ataca sem razão. E ainda, esse amor é considerado o mais perigoso, porém, é o que mais perseguimos com o coração. 

3. Philia 

Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. É um amor entre irmãos, amigos próximos. Este está relacionado à amizade, companheirismo, onde não há a presença de Eros. 

4. Storge

É o amor familiar, além de ser considerado o mais benéfico dos afetos. Ele acontece especialmente na família, entre seus membros. A amor storge inspira os pais a perdoarem seus filhos incondicionalmente. 

5. Philautia

Diz respeito ao amor próprio, que pode ser positivo ou negativo. Já que uma espécie de falso amor próprio gera arrogância e egoísmo, e envolve dinheiro, fama e poder. Já o oposto diz respeito a autoestima, confiança e o compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros. 

6. Pragma

“Realidade” em grego é uma forma amadurecida e pragmática de amor. Neste caso, muitas vezes o romance e a atração são separados em favor de metas compartilhadas e compatibilidades. E ainda, este tipo de amor pode ser visto em casais que se formaram a partir de um casamento arranjado ou aliança política. 

Para completar, muitos relacionamentos começam como Eros ou Ludus e mais tarde evoluem para Pragma, quando o amor não é suficiente para sustentá-los. 

7. Ludus

É o amor lúdico ou descompromissado. Este tipo de amor pode envolver atividades, por exemplo, dança, flertes. O foco é mais divertido, os relacionamentos são casuais, sem compromisso. E em contraste com o que caracteriza o amor pragmático, o objetivo de Ludus é o prazer. E ainda, ele não pode durar por si próprio e com o tempo pode crescer para Eros ou Philia ou desaparecer. 

Gostou do texto? Saiba mais sobre o amor e a doutrina espírita nos programas a seguir:
É importante conhecer a lei do amor? – Plantão do Evangelho no lar
Psicologia da lei do amor ideal – Espiritismo sem Mistério

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat