Psiquiatria, neurologia e espiritualidade

Espírito de Mulher

Atualmente, ouvimos muito sobre o ser sistêmico e sua correlação com diversas áreas da medicina. Mas qual especialidade devemos procurar quando enfrentamos um distúrbio psicológico? Qual a relação entre psiquiatria, neurologia e espiritualidade? De que forma a religiosidade se torna aliada nos tratamentos de doenças? O espirito pode influenciar a matéria e a matéria pode influenciar o espírito? Assista agora no Espírito de Mulher.

 

Leitura complementar

União do princípio espiritual e da matéria, segundo Allan Kardec

O espiritualismo racional, aceita oficialmente pela Universidade na época de Kardec, tinha por base a psicologia das faculdades da alma (razão, vontade, livre arbítrio, imaginação, senso moral).

A doutrina espírita afirma que essas faculdades ainda não existem na alma. Em sua primeira encarnação humana, sendo conquistadas progressivamente pelo espírito, por seu esforço, no decorrer de centenas ou milhares de vidas.

O corpo é, ao mesmo tempo, invólucro e instrumento do Espírito e, à medida que este adquire novas aptidões, reveste-se de um corpo apropriado ao novo gênero  de trabalho que deve realizar, como se dá a um operário ferramentas menos grosseiras à medida que ele seja capaz de fazer uma obra mais delicada.

Porque, para ser mais exato, é preciso dizer que é o próprio Espírito se adapta às suas novas necessidades.

Ele aperfeiçoa desenvolve e completa seu organismo à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades.

Em uma palavra, ele o molda de acordo com sua inteligência. Deus lhe fornece os materiais. Cabe a ele fazer uso

Porque é dessa forma que as raças mais avançadas têm um organismo, ou se preferem, uma ferramenta mais aperfeiçoada que a das raças primitivas.

Mas assim se explica igualmente o estilo especial que o caráter do Espírito imprime aos traços da fisionomia e as maneiras do corpo.

Mas sendo ou não uma criação especial, não resta dúvida de que o corpo do homem é formado dos mesmos elementos que o dos animais e é animado pelo mesmo princípio vital.

Então, em outras palavras, aquecido pelo mesmo fogo, iluminado pela mesma luz, sujeito às mesmas vicissitudes e necessidades. Então, esse é um ponto sobre o qual não há contestação.

Texto publicado em 18 de setembro de 2018. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat