Progresso Individual – Café com Cristo

O progresso individual pode ser alcançado por meio do autoconhecimento, nos relatou Santo Agostinho na obra “O Livro dos Espíritos”. Mas, é possível esperar outros espíritos para então evoluímos. Confira essa discussão no programa Café com Cristo, transmitido pela Rádio Boa Nova

Ouça o programa completo no áudio abaixo: 

O psicólogo e comunicador Ildo Rosa, realiza a leitura do capítulo “Jesus e os Amigos” da obra “Caminho, Verdade e Vida”. O capítulo traz assim, a discussão sobre evolução e amadurecimento necessário para compreender o progresso individual. 

A princípio o capítulo traz o seguinte versículo: 

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos.” Jesus. (JOÃO, 15:13)

Saiba mais sobre essa discussão no áudio acima. 

Progresso Individual

 

O progresso social pode ser viabilizado a partir do progresso individual dos espíritos. Isso pois, cada um de nós compomos a sociedade e com isso, quanto mais evoluídos cada um dos espíritos estiverem, será possível observar uma sociedade com menos problemas de ordem moral e social. 

Entretanto, como já foi dito acima, a chave para esse progresso pessoal é o autoconhecimento.  A questão é, nos conhecemos? E ainda mais, estamos prontos para transformar positivamente o nosso eu? 

O movimento pela evolução espiritual muitas vezes é doloroso, pois ainda temos a dificuldade de observar e agir de forma espontânea. Seja pelo impeto de mudança, ou pelos caminhos do sofrimento, o indivíduo sempre caminha dia a dia ao progresso. 

Quanto mais espíritos depurados moralmente e desenvolvido intelectualmente, mais adiantada estará assim uma sociedade. O caminho de uma Planeta de Regeneração se constrói, portanto, com cada espírito, com o progresso individual.   

 

Ouça também:

A influência dos pensamentos | Evoluir

Evolução coletiva e a prática do bem | Ação 2000

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat