Processo de Desencarne na visão espírita

Processo de Desencarnação na Visão Espírita

De acordo com a doutrina espírita o processo de desencarne é algo que depende muito de cada pessoa.

Não existe regra e um passo a passo para se seguir. Por isso, não fique tentando achar respostas de como será a sua volta para o plano espiritual, porque não irá achar.

Temos apenas exemplos e estudos no espiritismo que pode um pouco clarear a nossa mente sobre o assunto.

Chico Xavier, quando desencarnou, o Brasil estava em festa, e ele era um espírito um pouco mais evoluído que a gente, então com toda certeza o seu desencarne foi tranquilo e muito aguardado pelos espíritos de luz.

No livro dos Espíritos é nos explicados alguns questionamentos que são válidos para o estudo de hoje.

  1. A separação da alma e do corpo é dolorosa?

— Não; o corpo, freqüentemente, sofre mais durante a vida que no momento da morte; neste, a alma nada sente. Os sofrimentos que às vezes se provam no momento da morte são um prazer para o Espírito, que vê chegar o fim do seu exílio.

Allan Kardec explica ainda que na morte natural, que se verifica pelo esgotamento da vitalidade orgânica em conseqüência de idade, o homem deixa a vida sem perceber: é uma lâmpada que se apaga por falta de energia.

Os miasmas vão se desfazendo e os fluidos materiais sendo retirados o espírito vai se desprendendo do corpo e sendo livre para seguir o lugar que lhe cabe no momento.

  1. Há uma linha divisória bem marcada entre a vida e a morte?

 — Não; a alma se desprende gradualmente e não escapa como um pássaro cativo subitamente libertado. Porque os dois estados se tocam e se confundem, de maneira que o Espírito se desprende pouco a pouco dos seus liames; estes se soltam e não se rompem.

Então, lembrando também que o desprendimento, depende da encarnação da pessoa no planeta terrestre. Se foi uma pessoa, totalmente material que nunca cuidou de seu espírito,irá ser lento e pode sentir a falta do seu corpo. Levando assim, a um sofrimento totalmente desnecessário e que poderia ter sido evitado.

Por conta disso, é sempre necessários que nós tenhamos consciência que essa vida aqui não é para sempre e muito menos nosso corpo e bens materiais. Tudo irá se acabar o que fica é apenas nosso espírito, então cuidemos dele.

(Fonte: Livro dos Espíritos)

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Cremação – Visão Espírita

Escrito por: Haila Vicente

Estudante de Rádio, TV e vídeo na FIAM FAAM – SP , assistente de mídias sociais na TV Mundo Maior.

Praticante da Doutrina Espírita – Formada no curso de Orientação e Educação Mediúnica no Grupo Espírita GEBEM – Guarulhos SP.

Nas horas vagas gosta de assistir filmes, séries, ler livros, estar com a família e amigos.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

9 Comments

  • Existe um horário determinado dado pela espiritualidade maior, para cada pessoa para o desencarne?. Uma pessoa que sofre em um leito hospitalar está no processo de desencarne? Ou são resticios dessa vida ainda que não foram deixado para trás?. Quando nós reencarnamos sabemos como iremos morrer? Isso fica inacessível ao nosso subconsciente?

  • Existe um prazo para mexer nos pertences do desencarnado?

  • Bom dia, Elenir!

    Vamos encaminhar sua pergunta para o programa Pronto Atendimento, que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 17h!

    Abraços fratenos!

  • Minha mãe desencarnou no dia: 08/04/2020, dia do meu aniversário… Essa data pode ser parte de algum acordo feito entre ela e eu no Plano Espiritual antes da Reencarnação dela e do meu nascimento nessa vida? Se sim, pode acontecer dela reencarnar como a minha filha ainda nessa minha vida, já q tenho 38 anos e ainda não tive filhos? Caso isso ocorra, ela reconheceria objetos semelhantes(Um terço e uma carteirinha) q tivemos nessa vida? Agradeço muito pela atenção.

  • Boa tarde, Tatiane

    Vamos encaminhar sua pergunta para o programa Pronto Atendimento que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 17h

    Abraços fraternos!

  • Olá!
    Boa tarde!
    Meu pai desencarnou no último dia 24/0/2020 em sua cidade Natal em MG e nós ,suas filhas, não pudemos ir ao seu encontro pois estamos no RJ, sem transporte e não chegaríamos a tempo pois são longas horas de viagem
    Gostaria de saber se o seu espírito entendeu nosso sentimento e se está bem

  • Boa tarde, Janaina

    Agradecemos a sua mensagem. Vamos encaminhá-la para o programa Pronto Atendimento que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 17h

    Abraços fraternos!

  • Olá, boa tarde. O meu pai desencarnou no dia 28/08/2019. Esteve internado em coma desde o dia 16 a 28 de agosto. Foi me dito que ele estava a “desprender-se” da vida. O que quer isso dizer? Que não estava a lutar para viver? Porque?

  • Boa tarde, Filipa

    Vamos encaminhar sua pergunta para o programa pronto atendimento que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 17h

    Abraços fraternos!

deixe um comentário

WhatsApp chat