O nascimento de uma criança é sempre uma luz para uma família, pois Deus colocou aquele espírito na vida de duas pessoas para que juntos possam ensinar e aprender e assim alcançar aos poucos a evolução.
Espíritos afins podem receber a oportunidade de acelerar a evolução quando eles têm a possibilidade de se reunirem em uma uma mesma encarnação formando então uma família.
“Honra ao teu pai e à tua mãe” é uma das obrigações que temos com aqueles que receberam a missão de nos ensinar. Eles nos alimentam, eles estendem a mão para que possamos dar nossos primeiros passos de muitos que estarão ao nosso lado. Eles te acolhem em dias difíceis e se sacrificam para que não tenhamos outros dias assim. Isso é ser pai e mãe, é amar, amar a luz chamada filho. Então Honra ao teu pai e tua mãe, retribua cada noite acordada, cada abraço e cada “Eu Te Amo”, com muita paciência e carinho.
No capítulo XIV do Evangelho segundo o espiritismo podemos entender um pouco mais a relação dos pais com seus filhos. O trecho abaixo explica um pouco o mandamento e como devemos agir com nossos pais:
“Honra ao teu pai e à tua mãe”, é uma conseqüência da lei geral da caridade e do amor ao próximo, porque não se pode amar ao próximo sem amar aos pais; mas o imperativo honra implica um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Deus quis demonstrar, assim, que o amor é necessário juntar o respeito, a estima, a obediência e a condescendência, o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de maneira mais rigorosa, tudo o que a caridade determina em relação ao próximo.”
Ser solícito com seus pais não é apenas cumprir com essas obrigatoriedades, é também seguir os mandamentos de Deus e retribuir com amor todo o sacrifício que um dias seus pais passaram para te criar.
Alguns questionam uma possível má conduta de seus pais, mas devo lhes dizer que não cabe a nenhum de nós julgar os atos e as falhas alheias, pois isso é tarefa de Deus e da própria consciência humana; nós devemos amar e tomar como lei a frase “Devemos pagar o mal com o bem”.
Dica!
Não perca tempo de cuidar de seus pais, de respeitá-los, de dar a eles carinho e a ajuda que um dia eles te deram, e principalmente não esqueça de dizer “Eu te amo” bem forte do fundo de sua alma.
(Fontes: evangelhoespirita.wordpress.com; http://www.geracaojovem.com)
Para saber mais sobre o assunto, assista:
Honrai Vosso Pai e Vossa Mãe-Nova Mente
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4