Por que ser Cristão e não “Kardecista”?

Por que ser Cristão e não “Kardecista”?Jesus é o caminho, a verdade e a vida; ser Cristão é, portanto, caminhar com os ensinamentos do Mestre e encontrar dentro de si o sentido da existência. A Doutrina Espírita é uma filosofia e estudo moral formulado através de métodos científicos pelo professor Allan Kardec.

Kardec foi o codificador do Espiritismo e reuniu em suas obras os materiais psicografados nas reuniões Espíritas que promovia. Porém, é importante entendermos que a base da Doutrina Espírita são os ensinamentos de Jesus.

As palavras do mestre foram, portanto, utilizada pelos Espíritos e por Allan Kardec na codificação da Doutrina. É incoerente nos declararmos Kardecistas quando o correto seria dizer Eu Sou Cristão.

Este fato não anula em nada o mérito de Allan Kardec na Doutrina Espírita. Sua contribuição foi importante e corajosa, pois em poucos anos de sua vida conseguiu estudar e reunir todo o material da codificação.

Acredito que a maior questão a ser refletida é a idolatria envolvida, porque uma parte dos seguidores da Doutrina Espírita adotou uma postura católica e canonizou nomes para adorá-los como Santos.

Essa postura limita o campo de aprendizado do ser humano, principalmente para àqueles que acreditam piamente nas palavras de seus Santos Espíritas. Essas verdades absolutas que negam a racionalidade humana, um dos pilares da Doutrina Espírita, engessam o progresso da humanidade.

É papel do Cristão Espírita raciocinar os ensinamentos morais de Jesus e aplicá-los nas situações da vida a fim de progredir. O Cristão também deve ponderar qualquer forma de extremismo e idolatria, pois são limitadores do conhecimento.

Somos Espíritos em evolução, portanto, apesar do grau de adiantamento moral, intelectual e as formas de praticarmos a caridade, ainda temos imperfeições dentro de nós, falhas que não encontraremos na perfeição de nosso Mestre Jesus.

Seja um Cristão e siga evoluindo com as palavras de Jesus como guia, a razão como equilíbrio e a fé como horizonte de luz para o progresso da humanidade e a construção de um Planeta de Regeneração.

“O Cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão.” ( Martinho Lutero )

Leia também:

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Qual é a relação entre o cristianismo e o espiritismo? – Presença Espírita na Bíblia

 O Espírita comemora as datas do Cristãos? – Presença Espírita na Bíblia


Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Analista de Marketing na FEAL – Fundação Espírita André Luiz

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat