Espiritismo e as crianças índigo – Pronto Atendimento

No Programa Pronto Atendimento de hoje à luz da Doutrina as chamadas crianças índigo. Saiba mais sobre o tema acompanhando os comentários de Valter Farid Julio, Núbia Polatti e José Damião.

Leia também:

Espírito das Crianças Depois da Morte

O que acontece com o Espírito das Crianças depois da morte?

Certamente o desencarne de recém nascidos ou crianças abalam muito as famílias, principalmente os pais. Mas com o Espiritismo aprendemos que as crianças também passam por provas e expiações.

O Espírito das Crianças quando desencarnam passa para o plano espiritual. Assim, lá eles entenderão o motivo desta breve encarnação e continuarão a aprender e progredir.

No capítulo do Livro dos Espíritos, Da pluralidade das existências entendemos mais acerca do tema com as seguintes questões:

 

  1. Poderá ser tão adiantado quanto o de um adulto o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade?

“Algumas vezes o é muito mais, porquanto pode dar-se que muito mais já tenha vivido e adquirido maior soma de experiência, sobretudo se progrediu.”

a) Pode o Espírito de uma criança ser mais adiantado que o de seu pai?

“Isso é muito frequente. Não o vedes vós mesmos tão amiudadas vezes na Terra?”

O Espírito das Crianças, muitas vezes já viveram diversas encarnações, e podem, ou não, ter um adiantamento moral. As breves encarnações geralmente são provas que ajudam em seu progresso.

  1. Não tendo podido praticar o mal, o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade pertence a alguma das categorias superiores?

“Se não fez o mal, igualmente não fez o bem e Deus não o isenta das provas que tenha de padecer. Se for um Espírito puro, não é pelo fato de ter animado apenas uma criança, mas porque progredira até à pureza..”

A pureza de um espírito só será alcançada depois que passar todas as provas e ter se elevado ao mais alto nível da escala dos espíritos. Desencarnar como criança não significa que aquele espírito está elevado, mas sim que ainda está em progresso.

  1. Por que tão frequentemente a vida se interrompe na infância?

“A curta duração da vida da criança pode representar, para o Espírito que a animava, o complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, também não raro, constitui provação ou expiação para os pais.”

a)  Que sucede ao Espírito de uma criança que morre pequenina?

“Recomeça outra existência.”

 

Recomeçar em outra existência é uma dádiva e uma oportunidade nos dada por Deus. O Espírito das Crianças também serão abençoados com esta graça e poderão iniciar numa nova encarnação em busca de sua evolução até alcançar a pureza.

 

m

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat