No Programa Pronto Atendimento de hoje à luz da Doutrina as chamadas crianças índigo. Saiba mais sobre o tema acompanhando os comentários de Valter Farid Julio, Núbia Polatti e José Damião.
Leia também:
Espírito das Crianças Depois da Morte
O que acontece com o Espírito das Crianças depois da morte?
Certamente o desencarne de recém nascidos ou crianças abalam muito as famílias, principalmente os pais. Mas com o Espiritismo aprendemos que as crianças também passam por provas e expiações.
O Espírito das Crianças quando desencarnam passa para o plano espiritual. Assim, lá eles entenderão o motivo desta breve encarnação e continuarão a aprender e progredir.
No capítulo do Livro dos Espíritos, Da pluralidade das existências entendemos mais acerca do tema com as seguintes questões:
- Poderá ser tão adiantado quanto o de um adulto o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade?
“Algumas vezes o é muito mais, porquanto pode dar-se que muito mais já tenha vivido e adquirido maior soma de experiência, sobretudo se progrediu.”
a) Pode o Espírito de uma criança ser mais adiantado que o de seu pai?
“Isso é muito frequente. Não o vedes vós mesmos tão amiudadas vezes na Terra?”
O Espírito das Crianças, muitas vezes já viveram diversas encarnações, e podem, ou não, ter um adiantamento moral. As breves encarnações geralmente são provas que ajudam em seu progresso.
- Não tendo podido praticar o mal, o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade pertence a alguma das categorias superiores?
“Se não fez o mal, igualmente não fez o bem e Deus não o isenta das provas que tenha de padecer. Se for um Espírito puro, não é pelo fato de ter animado apenas uma criança, mas porque progredira até à pureza..”
A pureza de um espírito só será alcançada depois que passar todas as provas e ter se elevado ao mais alto nível da escala dos espíritos. Desencarnar como criança não significa que aquele espírito está elevado, mas sim que ainda está em progresso.
- Por que tão frequentemente a vida se interrompe na infância?
“A curta duração da vida da criança pode representar, para o Espírito que a animava, o complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, também não raro, constitui provação ou expiação para os pais.”
a) Que sucede ao Espírito de uma criança que morre pequenina?
“Recomeça outra existência.”
Recomeçar em outra existência é uma dádiva e uma oportunidade nos dada por Deus. O Espírito das Crianças também serão abençoados com esta graça e poderão iniciar numa nova encarnação em busca de sua evolução até alcançar a pureza.
m