Você tem um amigo espiritual? Dia 20 de julho é comemorado dia do Amigo e no Pronto Atendimento de hoje falamos do Amigo Espiritual. Também conhecido como mentor, amparador, guia, guardião, protetor ou mesmo anjo de guarda. E afinal, quem é o seu amigo espiritual? Acompanhe os comentários de Valter Farid Julio, Núbia Polatti e José Damião.
Leia também:
Dicas de André Luiz para melhorar o seu dia
Espírito André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, nos dá importantes lições para melhorar o nosso dia. Veja:
Ao longo dos anos, aprendemos uma lição importante. Além de discutir o grandes desafios, é igualmente importante focar no cotidiano. Assim, falar como gastamos o tempo e conduzimos nossa vida diária é essencial.
No livro “Sinal Verde”, André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, nos dá importantes conselhos para melhorarmos o nosso dia a dia. Desta forma, veja a seguir alguns deles:
Notas breves
Não perca tempo
Em “Nosso Lar”, André Luiz recebe a orientação de que os instrutores espirituais não podem perder tempo. Primeiramente, o benfeitor espiritual aconselha em diversas obras: “Valorize os minutos. Com isso, tudo volta com exceção da hora perdida”.
Não fuja ao dever
Não fuja às lições da existência. Estamos no lugar e na hora certa de todas as coisas. Dessa forma, o Evangelho diz que há tempo de tudo.
Respeite os compromissos
Trabalhemos sempre em comunhão com o próximo. Sabemos que amar a todos é um desafio, mas respeitar os compromissos para transmitir a mensagem de Jesus é auxiliar nossos semelhantes.
Sirva quanto possa
Ame e sirva sempre. Se amardes Jesus, nada irá tirar você do propósito de servir. Não se lamente, só agradeça a oportunidade de auxiliar o próximo o quanto puderes.
Ame intensamente
Viva o presente, amando seus semelhantes. Poderás fazer isso com atitudes de interesse sincero pelas pessoas.
Trabalhe com ardor
Corpo e mente em atividade mantém o espírito saudável. Assim, sabereis agradecer pelo seu trabalho diário.
Ore com fé
Com Deus no teu coração poderás fazer o que quiser. A fé, por definição, significa confiança, certeza e convicção de fatos intangíveis. Portanto, ore com fé. Tudo correrá por um caminho que Deus desenhou.
Fale com bondade
O uso da palavra deve ser salutar. Pois se não aprendemos com os desafios, teremos que passar por eles novamente. Use a palavra para edificar e não para diminuir nada nem ninguém.
Não critique
Quando nos revoltamos, gera-se uma perturbação no espírito e ficamos com menos recursos para superar-se. Assim, sempre diga o quais são as soluções, não os problemas.
Observe construindo
Sempre erga quem está em sofrimento. Como você pode ajudar alguém? Construir novos ares? Medite e faça preces pela melhora das pessoas. Bem como outras atitudes que farão a melhoria do ambiente e de quem está precisando desta força edificadora do mundo espiritual.
Estude sempre
Conhecimento é sempre uma porta para novos caminhos. Portanto, aprenda coisas novas e estude sempre.
Não se queixe
Como dissemos anteriormente, queixar-se não é a solução. Desta forma, proponha sempre atitudes positivas quando encontrar as adversidade.
Plante alegria
Seja o otimismo no seu cotidiano. Em síntese, encha seu coração com a gratidão de estar vivo e de ter a oportunidade de melhorar diariamente. Assim, plantará a luz onde quer que vá.
Semeie paz
Lembre-se que você pode espalhar a compreensão e o otimismo. Assim, acalme seu coração e terá paz em todos os lugares.
Ajude sem exigências
O auxílio ao próximo não deve vir carregado de exigências.
Compreenda e beneficie
Retenha sempre o melhor. Para isso, não valorize o erro e sim os acertos.
Perdoe quaisquer ofensas
“Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete vezes (Mt 18, 32)”. Essa foi a resposta que Jesus deu a Pedro quando foi questionado a respeito da quantidade de vezes que devemos perdoar.
Atenda à pontualidade
Para André Luiz a pontualidade é essencial para ter disciplina. Em síntese, na seara espírita, ser pontual é um compromisso com o dever..
Conserve a consciência tranquila
Tenha sempre confiança em Deus e em si perante aos desafios que a vida nos impõe.
Auxilie generosamente
Auxiliar com generosidade as pessoas ao seu redor é uma grande qualidade da caridade. Mas nos referimos a ajuda realizada não só no que se refere ao material, mas sim a moral. Se vires alguém que precisa de auxílio emocional, não hesite em dar seu apoio.
Esqueça o mal
Então cultive bons sentimentos. Porque concentre-se apenas em espalhar o bem. Já as más atitudes, essas não merecem sua consideração.
Cultive sinceridade
Aceitando-se como é e acolhendo os outros como os outros são, procurando, porém, fazer sempre o melhor ao seu alcance.
m