Dicas para uma vida mais feliz! – A Jornada do Espírito

Num de seus muitos ensinamentos, Jesus Cristo disse: “Vós sois o sal da Terra. Vós sois a luz do mundo”. A partir dessa passagem, o coach espírita Marcelo Bispo traz uma reflexão sobre como nós temperamos a nossa vida e qual o melhor caminho para viver bem consigo mesmo. Acompanhe agora o programa A Jornada do Espírito dicas para uma vida mais feliz!

 

Texto relacionado: Dicas de André Luiz para melhorar o seu dia

O livro “Sinal Verde” André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, nos dá importantes conselhos para melhorarmos o nosso dia a dia. Veja a seguir alguns deles:

Não perca tempo

Em “Nosso Lar” André Luiz recebe a orientação de que os instrutores espirituais não podem perder tempo. Primeiramente, o benfeitor espiritual aconselha em diversas obras: “Valorize os minutos. Com isso, tudo volta com exceção da hora perdida”.

Não fuja ao dever

Não fuja às lições da existência. Em síntese, estamos no lugar e na hora certa de todas as coisas. Dessa forma, o Evangelho diz que há tempo de tudo. Tenhamos paciência para suportar as provas terrenas.

Respeite os compromissos

Trabalhemos sempre em comunhão com o próximo. Sabemos que amar a todos é um desafio, mas comecemos por respeitar os compromissos para transmitir a mensagem de Jesus. Desta forma, auxiliaremos nossos semelhantes da melhor forma possível.

Sirva quanto possa

Ame indiscriminadamente, bem como sirva sempre a todos, sem pedires nada em troca. Se amardes Jesus, nada irá tirar você do propósito de servir. Não se lamente, só agradeça a oportunidade de auxiliar o próximo o quanto puderes ajudar.

Ame intensamente

Viva o presente, amando seus semelhantes. Poderás fazer isso com atitudes de interesse sincero pelas pessoas. Pergunte como elas se sentem, elogie sinceramente e faça o dia de alguém melhor. Claro, nunca invadindo o espaço do outro. Tenha sensibilidade para saber como agir de forma saudável e leve.

Trabalhe com ardor

Corpo e mente em atividade mantém o espírito saudável. Saiba agradecer pelo seu trabalho diário.

Ore com fé

Com Deus no teu coração poderás conquistar um espírito mais elevado. A fé, por definição, significa confiança, certeza e convicção de fatos intangíveis. Portanto, ore com fé. Tudo correrá por um caminho que Deus desenhou. Tudo vai dar certo!

Fale com bondade

O uso da palavra deve ser salutar. Pois se não aprendemos com os desafios, teremos que passar por eles novamente. Use a palavra para edificar e não para diminuir nada nem ninguém.

Não critique

Quando nos revoltamos, gera-se uma perturbação no espírito e ficamos com menos recursos para superar-se. Assim, sempre diga o quais são as soluções, não os problemas.

Observe construindo

Sempre erga quem está em sofrimento. Como você pode ajudar alguém? Construir novos ares? Primeiramente, medite e faça preces pela melhora das pessoas. Bem como outras atitudes que farão a elevação do ambiente e de quem está precisando desta força edificadora do mundo espiritual.

Estude sempre

Perceba que conhecimento é sempre uma porta para novos caminhos. Com isso, aprenda coisas novas e estude sempre.

Não se queixe

Como dissemos anteriormente, queixar-se não é a solução. Desta forma, proponha sempre atitudes positivas quando encontrar as adversidade.

Plante alegria

Seja o otimismo no seu cotidiano. Em síntese, encha seu coração com a gratidão de estar vivo e de ter a oportunidade de melhorar diariamente. Assim, plantará a luz onde quer que vá.

Semeie paz

Lembre-se que você pode espalhar a compreensão e o otimismo. Dessa forma, acalme seu coração e terá paz em todos os lugares.

Ajude sem exigências

O auxílio ao próximo não deve vir carregado de exigências nem expectativas. Em suma, ajude visando fazer a sua parte. Não espere o agradecimento de ninguém. Sinta-se bem pelo simples ato de ajudar!

Compreenda e beneficie

Retenha sempre o melhor. Para isso, não valorize o erro e sim os acertos.

Perdoe quaisquer ofensas

“Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete vezes (Mt 18, 32)”. Essa foi a resposta que Jesus deu a Pedro quando foi questionado a respeito da quantidade de vezes que devemos perdoar.

Atenda à pontualidade

Para André Luiz, a pontualidade é essencial para ter disciplina. Em síntese, na seara espírita, ser pontual é um compromisso com o dever.

Conserve a consciência tranquila

Tenha sempre confiança em Deus e em si perante aos desafios que a vida nos impõe.

Auxilie generosamente

Auxiliar com generosidade as pessoas ao seu redor é uma grande qualidade da caridade. Mas nos referimos a ajuda realizada não só no que se refere ao material, mas sim a moral. Se vires alguém que precisa de auxílio emocional, não hesite em dar seu apoio.

Esqueça o mal

Cultive bons sentimentos. Além disso, concentre-se apenas em espalhar o bem. Já as más atitudes, essas não merecem sua consideração.

Cultive sinceridade

Assim, aceitando-se como é e acolhendo os outros como os outros são, procurando, em suma, fazer sempre o melhor ao seu alcance.

Texto publicado em 30 de julho de 2018. 

0

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat