Como lidar com o complexo de superioridade? – Mediunidade Hoje

O desafio de lidar com uma pessoa que possui ar de superioridade não é dos mais simples. Estão constantemente se vangloriando e dizendo o quanto são superiores aos outros, isso costuma incluir, principalmente o fato de se acharem com mais inteligência, aparência, dinheiro, sucesso, status e eficiência. Mas quais são os verdadeiros valores da alma? Como lidar com o complexo de superioridade? Como lidar com essas pessoas? Confira agora no Mediunidade Hoje.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Leitura complementar

Culpa, Remorso e Humildade para Reconhecer o Erro

Somos seres em evolução num planeta de provas e expiações. Erramos e devemos aprender a reconhecer as falhas, assim como a melhor maneira de repará-las.

Os erros muitas vezes podem gerar a culpa e o remorso. A princípio esses sentimentos são bons, pois sinalizam o reconhecimento do erro cometido através da inquietação da consciência. Há sempre a responsabilidades sobre os atos cometidos, sendo eles boas ações ou falhas com nosso próximo ou com nós mesmos.

O prolongamento da culpa ou remorso sem qualquer esforço para corrigir o erro torna-se desperdício de tempo e força, uma mera reclamação. Deve-se tomar atitudes para corrigi-los de forma humilde, reconhecer o erro é algo nobre e deve partir da pureza do coração.

Estar preparado para as críticas e reações é fundamental, o erro foi cometido e infelizmente as pessoas podem não compreender. Cabe a cada um perdoar, primeiro a si próprio pelo erro cometido, e depois perdoar aqueles que podem ter ofendido como reação ao erro.

Jesus nos deixou a mensagem que devemos perdoar incansavelmente, o quanto for necessário. Erros são cometidos e continuarão a existir enquanto não alcançarmos a perfeição. Para isso é necessário humildade de reconhecer os erros e a coragem e honra de repará-los. Nunca será tarde para pedir desculpas e consertar as falhas.

Texto publicado em 28 de novembro de 2017.

0

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat