Abuso sexual no núcleo familiar – Alma Querida

Hoje o Alma Queria trouxe um caso muito delicado, o abuso sexual. Sabemos que situações como esta podem nos causar marcas para toda uma vida. Como lidar com abuso sexual no núcleo familiar? Como fica a criança molestada? E quando isso ocorre no núcleo familiar? Confira agora no Alma Querida!

Parte 1

 

Parte 2

 

Texto relacionado: Novela “O Outro Lado do Paraíso” aborda Pedofilia

A novela da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, repercutiu nas últimas semanas. Pois tema pedofilia foi abordado com as personagens Laura (Bella Piero) e Vinícius (Flavio Tolezani).

A jovem Laura foi abusada por seu padrasto Vinícios durante sua infância. Assim, o trauma foi guardado em sua mente com as lembranças do tanque de tartarugas que tinha em sua casa, local em que sofreu o abuso.

Primeiramente, a maior polêmica acontece quando Clara (Bianca Bin) decide leva sua amiga para acessar as memórias por meio da técnicas de Coaching e hipnose realizadas pela advogada e Coach Adriana (Julia Dalavia).

 

No programa Novos Rumos, a psicóloga e presidente da ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas), Ercília Zilli, comentou a novela.

Sobre a pedofilia e o espiritismo, Ercília diz se tratar de uma “repercução de vidas passadas”, despertando na encarnação atual um desejo e uma atração sexual e espiritual. Ressalta ainda ser um processo obsessivo e injustificável, por se tratar de um crime.

No caso essa transgressão, tanto das leis terrenas quando das leis divinas, transparecem as imperfeições do espírito. Sobre o personagem Vinícius, Ercília afirma estar próximo a psicopatia, ainda que não integralmente.

Sobre a polêmica do uso de terapias regressivas através da hipnose, a psicóloga relembra as notas emitidas pela Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching) e pela CFP (Conselho Federal de Psicologia).

A Slac já havia alertado a emissora sobre a forma em que conduzia o tema dizendo ser “colocado de forma equivocada durante uma cena do capítulo da novela O Outro Lado do Paraíso, exibido na última quarta-feira (17).”.

A nota, assinada pelo Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, também ressalta que“Ainda que a novela seja uma obra de ficção, esse texto da personagem traz informações equivocadas sobre o Coaching, seu real significado e aplicação.”

Sobre a hipnose, ele também afirma que “Tratar o Coaching dessa maneira e associar a atividade à hipnose pode, em nossa opinião, induzir profissionais da área a atuar de maneira equivocada com psicologia.”

Ercília Zilli nos dá recomendações para evitar ou perceber casos de pedofilia como observar comportamentos antissociais.

Em suma, ela também alerta para a observação dos familiares, ressaltando a negligência da mãe de Laura na novela nos lembrando que na maioria dos casos o pedófilo é próximo das vítimas.

Em síntese, para o tratamento de traumas psicológicos é necessário procurar psicólogos e psiquiatras.

Observação e atitude são medidas importantes que devem ser tomadas. Pedofilia é crime e deve ser denunciado. Para realizar as denúncias disque 100.

Leia as notas da Slac e CFP na íntegra.

 

Texto publicado em 22 de fevereiro de 2018. 

0

deixe um comentário

WhatsApp chat