Os Espíritos têm Sexo? – O Livro dos Espíritos

Os Espíritos têm Sexo?Os Espíritos têm Sexo? No capítulo Da pluralidade das existências, da obra O Livro dos Espíritos, há questões que nos esclarecem sobre o assunto.

  1. Têm Sexos os Espíritos?

“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”

Em entrevista ao Mundo Maior Repórter, exibido pela TV Mundo Maior, o Médico Psiquiatra e Espírita, Rafael Latorraca, esclarece que o sexo é uma “questão biológica, morfológica de caracteres anatômicos.”

Ou seja, o sexo é a organização física corporal do indivíduo, não pertencente ao Espírito e sim a matéria. Porém, há diferenças entre sexo, sexualidade e gênero.

Se o sexo é a morfologia, a sexualidade é a atração ou desejo sexual, tal qual a afeição sentimental que uma pessoa sentirá por outro indivíduo.

Ildo Rosa, também no Mundo Maior Repórter, enfatiza que a sexualidade da pessoa é formada na primeira infância, entre os 3 e 5 anos, e não na adolescência.

 Há, portanto, dentro destes debates, o tema Identidade de Gênero. Ele surge para relativizar as convenções culturais deterministas de que a identificação de masculino e feminino, e assim a sexualidade da pessoa, devem seguir o sexo morfológico.   

  1. Em nova existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?

“Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.”

Com esta questão,  é possível reafirmar que os Espíritos não tem sexo, portanto podem encarnar tanto em uma morfologia, quanto em outra. As provas, assim como sua progressão são o primordial para a encarnação, não importando seu sexo, sexualidade e identidade de gênero.  

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Questão de Gênero – Mundo Maior Repórter

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Fontes: O Livro dos Espíritos.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat