Muitas pessoas questionam se os espíritos protetores ficam ao nosso lado 24 horas por dia. Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, pergunta:
O espírito protetor está constantemente com o seu protegido? Não haverá alguma circunstância em que, sem abandoná-lo, ele o perca de vista?
Resp: Há circunstância em que não é necessário esteja o Espírito protetor junto do seu protegido”.
Ou seja, isso não quer dizer que estamos sozinhos, e sim, que os espíritos protetores podem não estar no mesmo ambiente que nós.
O livro Nosso Lar, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, nos ensina que os espíritos protetores têm suas vidas no plano espiritual. Portanto, os mentores e amigos espirituais, que às vezes, visitam os médiuns, possuem suas horas de trabalho no plano espiritual, suas horas de estudo e de lazer.
E ainda, os espíritos protetores têm suas programações evolutivas que estão vinculadas a outros encarnados e desencarnados que eles estão dispostos a ajudar.
Médiuns e espíritos protetores
Os mentores de vários médiuns, assim como os mentores de reuniões mediúnicas, são pontuais, por isso, os encontros mediúnicos devem manter a disciplina do horário, assim como as vibrações antes e durante as reuniões. Por isso, o Evangelho no Lar necessita da disciplina do mesmo dia da semana e horário.
Para completar, essas reflexões devem servir como alerta para os companheiros da mediunidade, que incorporam seus amigos ou mentores espirituais, a qualquer momento. Em O Livro dos Médiuns, encontramos a seguinte recomendação:
Não admitais, portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expendida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem. Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.
Portanto, bom-senso é o que precisamos na atualidade. Muitas pessoas esquecem que toda comunicação ou livro mediúnico deve passar por uma análise crítica e pela universidade das comunicações dos Espíritos.
Para finalizar, vale lembrar que os Espíritos podem se comunicar a distância. Portanto, os espíritos protetores nem sempre estão ao nosso lado, no mesmo ambiente, mas isso serve como uma ajuda para nós. Afinal, temos que aprender a caminharmos sozinhos.
Os espíritos protetores ainda que distantes, enviam bons pensamentos e boas vibrações, e ainda nos ouvem.
Saiba mais:
Fonte: Jornal O Clarim
FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||