Os Espíritos das obras de Chico Xavier

Chico Xavier foi um dos mais importantes expoentes da doutrina espírita no Brasil. Médium psicógrafo nascido na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910 e desencarnou na também  mineira cidade de Uberaba no dia 30 de junho de 2002.

Sua caridade e as mais de 400 obras espíritas fizeram dele um grande nome, não apenas para o espiritismo como para a humanidade.

Conheça um pouco da história de alguns espíritos autores das obras psicografadas por Chico Xavier.

 

Emmanuel

 

Emmanuel era o mentor espiritual de Chico. Espírito luminoso, apresentou-se com uma túnica ao jovem médium para convocá-lo em sua missão pela espiritualidade, escrever livros psicografados.

Por meio de livros e entrevistas de Chico e outros autores podemos listar algumas das possíveis encarnações do guia Emmanuel. O Senador romano, contemporâneo à Jesus, chamado Publius Lentulus Cornelius seria uma de suas primeiras encarnações, ele teria lutado contra a corrupção no Império. A causa do desencarne seria a erupção do Vulcão Vesúvio na cidade de Pompéia.

Mais tarde ele reencarnaria como um escravo de origem judaica que morreria condenado por ser um seguidor dos ensinamentos de Jesus.

Em terras brasileiras Emmanuel teria sido o Padre Manuel da Nóbrega, fundador da cidade de São Paulo.

O guia de Chico estaria nos dias de hoje encarnado no interior de São Paulo e teria a missão de transmitir a educação e a cultura para o Brasil. Chico Xavier seria agora seu Mentor Espiritual invertendo os papéis que acompanhamos no último século.

 

Os poetas do Parnaso

 

O Parnaso de Além-Túmulo foi o primeiro livro psicografado por Chico Xavier e reunia 60 poemas de vários autores conhecidos pela literatura brasileira. Augusto dos Anjos, Casemiro de Abreu, Cruz e Sousa, Olavo Bilac e Castro Alves foram alguns desses nomes.

Devido o renome desses autores o livro ganhou curiosidade e espaço nos jornais. Muitos questionaram a veracidade dos poemas e a capacidade de psicografia de Chico, porém o médium ganhou o apoio da  FEB – Federação Espírita Brasileira e de Humberto de Campos, na época membro da Academia Brasileira de Letras

 

Humberto de Campos

 

Mais tarde Chico Xavier escreveria as obras ditadas por Humberto de Campos. A primeira vez que seu nome apareceu foi na publicação da segunda edição do Parnaso de Além-Túmulo que continha 173 poemas.

Em vida Humberto de Campos foi escritor, jornalista e político brasileiro. As Crônicas de Além Túmulo e Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho foram duas de suas obras psicografadas.

Seu nome acabou gerando polêmicas levadas aos tribunais. Sua família reivindicava os direitos autorais de seus livros. O juiz deu parecer favorável à Chico considerando ele o autor não sendo possível provar a prática mediúnica. A partir desse episódio o espírito passou a assinar como Irmão X.

 

Meimei

 

Irma de castro Rocha, conhecida como Meimei foi uma mineira nascida do início do século passado. Mulher bondosa e carinhosa com todos os moradores da pequena cidade de Mateus Leme. Meimei manifestava alguns sinais de mediunidade como a visão de uma criança em sua casa.

Seu apelido foi atribuído por seu marido Arnaldo Rocha e significava  A Noiva bem Amada. A forma carinhosa que Rocha chamava sua esposa foi a confirmação da veracidade das psicografias de Chico.

Pai Nosso, Evangelho em Casa e Mãe são algumas das obras assinadas pelo espírito de Meimei.

 

André Luiz

 

André Luiz é um dos autores mais conhecidos das obras do médium Chico Xavier. Seus livros são considerados clássicos da literatura espírita. O Best seller que ganhou até mesmo espaço no cinema nacional, Nosso Lar pode ser considerado um dos livros mais importantes de relatos sobre a vida na erraticidade e o funcionamento prático dos ensinamentos de Allan Kardec.

O nome André Luiz é um pseudônimo utilizado pelo espírito. Quando apareceu para Chico pedindo a permissão para escrever o médium questionou sobre sua identidade, foi então que o espírito perguntou o nome do rapaz que dormia na cama ao lado. André Luiz era na verdade o nome do meio irmão de Chico Xavier e foi utilizado para manter o anonimato do espírito.

As únicas dicas deixadas em suas obras levam a algumas hipóteses sobre quem foi André Luiz. Médico e sanitarista brasileiro que viveu no Rio de Janeiro no início do século XX, a causa do desencarne teria sido infarto.

Todas essas informações ligam ao nome mais aceito pelos estudiosos, o do cientista Carlos Chagas, responsável pela descoberta da doença de Chagas. O nome é confirmado pelo médium Waldo Vieira que também escreveu as obras ditadas por André Luiz.

Além de Nosso Lar, André Luiz assinou livros como O Mensageiro e Missionários da Luz.

 

Esses são alguns nomes dos vários espíritos que, através das psicografias de Chico Xavier, nos deixaram valiosos ensinamentos sobre a doutrina e como devemos agir para alcançar a evolução espiritual.

 

Para saber mais sobre Chico Xavier, assista:

15 Anos sem Chico Xavier – Mundo Maior Repórter

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Fontes: super.abrilsuper.abrilyoutube.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat