Obstáculos do Progresso | Na Próxima Dimensão

Os Obstáculos do Progresso estão presentes no dia a dia, pois nós mesmos os criamos. Sendo assim, é nossa a responsabilidade dos entraves da evolução. Segundo a obra O Livro dos Espíritos, o Egoísmo e o orgulho são os obstáculos do progresso. 

Esse tema foi discutido pelo médium e comunicador Carlos Baccelli no programa Na Próxima Dimensão, transmitido pela Rádio Boa Nova. Confira no áudio abaixo o programa completo: 

A princípio, Baccelli comenta sobre a Lei do Progresso e em seguida realiza a leitura e comentários sobre a questão de número 785 da obra O Livro dos Espíritos. Kardec questionou os espíritos sobre os obstáculos do progresso e obteve a seguinte resposta:

 

 “O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. […]”

 

Ouça o programa completo no áudio acima. 

 

 

Obstáculos do Progresso

 

Como um dos maiores obstáculos do progresso, o egoísmo nos impede a princípio de empenhar forças para o coletivo. O progresso marcha em duas frentes, o intelectual e o moral. Entretanto, o intelectual é voltado mais para as sociedades, enquanto o moral quase que depende inteiramente do indivíduo. 

O Egoísmo, segundo O Livro dos Espíritos, é assim o vício mais radical e de onde deriva todo o mal. Ele é um vício incompatível com a justiça o amor e a caridade. Essas virtudes são então aquilo que nos impulsiona ao progresso e a evolução. 

É necessário compreender quais imperfeições existem em nós e que são obstáculos do progresso. Muitas vezes prejudicamos nossa caminhada rumo à Evolução, mas de certo que o progresso é uma Lei que jamais poderá ser parada e todos os espíritos, assim como o Planeta Terra irão alcançar à Regeneração. 

 

Ouça também:

A Reforma Íntima com as palavras de Jesus | Café com Cristo

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat