O silêncio dos bons | Bem Viver

O silêncio dos bons é uma reflexão de Martin Luther King e trazido pelo programa Bem Viver, transmitido pela Rádio Boa Nova. Os comunicadores Valéria Marques e Alessandro Marques fazem uma análise sobre a omissão e silêncio do indivíduo. 

Ouça o programa completo no áudio abaixo: 

 

 

Eles iniciam o programa falando sobre a questão centro em fazer ou não o bem e ser omisso quanto ao mal. Mas, Alessandro lembre que a discussão de bem e mal é mais profundo. 

Com isso eles partem para a análise das más inclinações que não são saudáveis para nossa evolução. Mesmo que pequena, as imperfeições são fomentadas a partir do silêncio e por isso, pequenas atitudes imperfeitas em larga escala formam uma sociedade corrompida. 

Ouça mais sobre o tema no áudio acima. 

 

O Silêncio dos Bons

 

O bem deve ser feito em silêncio, entretanto os bons não devem se manter em silêncio. O que isso significa? Que o silêncio dos bons é uma omissão quanto às imperfeições morais que corrompem indivíduos e sociedades. 

Enquanto que o bem feito em silêncio simboliza a pureza e humildade no ato da caridade. Não se deve, portanto,praticar a caridade com intenções morais e materiais. Assim como não devemos silenciar ante erros que prejudicam a evolução coletiva da humanidade. 

Portanto, é necessário nos posicionarmos a fim de nos instruirmos e instruirmos o nosso próximo. O diálogo constrói assim um desenvolvimento intelectual que rompe o silêncio dos bons.  

E a caridade por sua vez deve sim fazer parte e ser o silêncio dos bons. Mas, e principalmente, feita com pureza, ou livre de intenções que beneficiem interesses pessoais e egoístas.

 

Ouça também:

 

Bem e Mal: Como dominar as nossas sombras? | Descubra o seu caminho

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat