O que é Perispírito?

Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o espírito e o corpo físico. Quando desencarnamos, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. 

Do que é feito o Perispírito?

Havendo no universo três elementos básicos: Deus, espírito e matéria, a doutrina espírita denomina de Fluido Universal o elemento que serve para a criação de todas as outras. Tanto a matéria que conhecemos na terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto as do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, fluido que emitimos pelo passe), são feitos de Fluido Universal.

Essa única matéria básica, transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios espíritos. Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono. Ele se transformar em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono. Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do fluido universal que existe em torno do planeta onde o espírito deve encarnar.

Para que serve o Perispírito?

Desencarnado, o perispírito faz o papel de corpo com o qual o espírito se manifesta. Em qualquer caso, é através dele que o espírito, ser imaterial, recebe as sensações do ambiente ou nele atua. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual.

Com isso podemos concluir que a única coisa que devemos cuidar verdadeiramente é do nosso espírito, porque é ele que iremos carregar por toda a eternidade. Os bens materiais irão ficar na matéria, devemos sim viver tudo que nos é proporcionado aqui na terra, pois é com isso que iremos evoluir. Mas é necessário ter consciência que esse lugar não é eterno, o nosso verdadeiro lar é o plano espiritual e para estar lá é preciso ter cuidado constante com o espírito.

 

Para saber mais sobre o assunto assista:

O que é perispírito? – Sem Dúvida

(Fonte: http://www.forumespirita.net)

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat