O que é fé raciocinada?

O que é fé raciocinada

Fé raciocinada é quando o espírito permite sentir as energias e as emoções de sua crença mas também utiliza seu livre-arbítrio, razão e estudo para exercer um questionamento que depois vem a certeza absoluta sobre o fato.

Por exemplo: você acredita em Deus? Para ter uma fé raciocinada de que Deus existe, você já passou por provações e muitos outros meios que te levaram a ter certeza absoluta que Deus existe.

Fé cega é totalmente o oposto disso. Você apenas acha que Deus existe mas não viveu nenhum momento ou estudou para ter certeza disso e aumentar sua fé para, um dia, se tornar uma fé raciocinada.

Se todos nós tivermos completamente certeza das coisas que irão acontecer e acreditarmos nisso, tudo realmente se cumprirá. Mas para isso ocorrer, precisamos trabalhar nossa mente, por meio dos estudos, para sabermos que somos capazes de tudo.

Dessa forma, com tudo isso vem a fé raciocinada e que começa a conspirar a favor do que acreditamos.

Allan Kardec diz que “a fé não se impõe nem se prescreve, mas pode ser adquirida, não existindo ninguém que esteja impedido de possuí-la. Para crer é preciso, porém, compreender.”

Com isso, podemos notar que a fé raciocinada é uma evolução espiritual porque o espírito precisa compreender os ensinamentos do Cristo e entender o porquê de algumas coisas dão certo e outras não.

Isso porque Deus não castiga e muito menos dá privilégios para as pessoas. Está em nossas mãos a nossa jornada do espírito, temos que ter certeza que o melhor sempre está por vir, planejar e concretizar nossos sonhos.

Assim, tenha fé na sua vida e no potencial, não “ache” que você irá conseguir vencer tal desafio. Tenha certeza que você vai conseguir vencer, porque está saudável, é filho de Deus e a vida te proporciona muitas oportunidades.

Crie pequenas metas que irá fazer você chegar no seu objetivo. Não espere o pior para você, não acredite e muito menos fale em voz alta que você só sofre. Porque é como se você tivesse ditando seu livro da vida, reclamar é clamar para vir novamente o que te incomoda.

Afinal, como diz Raul Seixas:

“Basta ser sincero e desejar profundo. E não diga que a vitória está perdida Se é de batalhas que se vive a vida.”

Para saber mais sobre o assunto, assista:

O que é fé raciocinada?

Você tem fé? – Interpretando a Vida

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat