O Progresso e a resistência ao novo | Descubra o Seu Caminho

O progresso encontra muitas vezes a resistência às mudanças, tanto na sociedade como em nosso íntimo. “Como nos relacionamos com o novo?”, foi o tema abordado por Fernanda Fernandes no programa Descubra o Seu Caminho, transmitido pela Rádio Boa Nova

Ouça o programa completo no áudio abaixo: 

A comunicadora fala a princípio sobre a nossa relação com o novo. Ela conta que essa resistência pode ter relação com situações ou traumas vividos no passado. Muitas pessoas acabam assim sabotando muitos resultados na vida por não se permitir ao novo, a coisas diferentes. Seja um novo relacionamento, um novo trabalho, uma nova experiência.

Fernanda diz, portanto, que esse contato com o novo nos ajuda a ultrapassar a barreira do medo e estabelecer novos hábitos. Sobre a ótica das constelações familiares e da psicanálise é feita reflexões de como podemos nos permitir entrar em contato com o novo.  

Ouça o programa completo no áudio acima. 

 

O Progresso e a resistência pela mudança

 

Algo inerente ao ser humano, o progresso encontra um obstáculo cego em seu caminho, o medo. O medo gera assim uma resistência pela mudança, pelo novo, que nos impede de observar as possibilidades de evolução. 

Mergulhamos, portanto, numa nuvem de inseguranças e incertezas que nos deixa estáticos quanto ao processo de depuração moral e intelectual. Quando confiamos as certezas raciocinadas em nossa fé, abrimos a mente para o novo. 

As mudanças e o novo nos proporciona aprendizados que talvez nunca vivemos. Com essas novas experiências podemos, portanto, exercitar nossas imperfeições a fim de  buscarmos o melhor de nós. 

Esses aprendizados nos faz crescer e evoluir. O progresso é assim, uma constante de novas experiências e nelas conhecemos pessoas, lugares, histórias. Desenvolvemos empatia, e podemos assim praticar as nossas virtudes sob a máxima do amor ao próximo. 

 

Ouça também:

Conhece-te a ti mesmo | Bem Viver

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior. 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat