O Livre-arbítrio e a manipulação | Descubra o Seu Caminho

O livre-arbítrio muitas vezes não é compreendido da melhor maneira, contribuindo parcialmente para a evolução de nossa encarnação e as relações próximas. A manipulação e o controle torna-se um obstáculo para o livre-arbítrio do próximo. 

Foi sobre esse tema que a comunicadora Fernanda Fernandes abordou durante o programa Descubra o Seu Caminho, transmitido pela Rádio Boa Nova. Você quer as coisas do seu jeito? Ouça o programa completo no áudio abaixo e confira essa reflexão: 

Fernanda fala a princípio, de suas experiências como terapeuta e mostra o peso de de querer controlar a tudo e a todos e quais as problemáticas que o controlado vive.

O quanto de prepotência existe em nós quando queremos que as coisas aconteçam do nosso modo, do nosso jeito. Saiba quais os vínculos, os emaranhados e impactos na nossa encarnação, que esse caminho nos trás. 

Entenda no áudio acima a importância e a liberdade de soltar, delegar, de compartilhar e deixar fluir.

 

O Livre-arbítrio e a manipulação

 

A privação do livre-arbítrio é uma criação de conflito constante quando o desejo do indivíduo, consciente e inconsciente, quer manipular e controlar. Isso pois, cada um deseja as coisas do seu modo, entende como correto e impõe o seu querer para as pessoas próximas. 

As vezes estamos insatisfeitos com nossa própria vida e a forma a qual estamos conduzindo nossas questões. É então que externalizam isso no controle e na manipulação, para que tudo ao nosso redor fique como queremos. 

Não, nem tudo será como imaginamos. Mas isso não significa que será ruim, pelo contrário pode ser muito bom e ainda contribuir com sua evolução. E ainda, como fator preponderante, você não interfere no livre-arbítrio e evolução do próximo. 

As relações saudáveis são, portanto, construídas a partir de confiança e do amor. Assim, o controle das situações e a manipulação são decisões erradas e contrárias ao livre-arbítrio e a evolução dos seres a partir do amor. Portanto, ame!

 

Ouça também:

 

Verdade e Lealdade | Bem Viver

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat