O inverno te deixa mais triste?

O frio e os dias cinzas do inverno podem nos causar desânimo, mau humor e tristeza. A falta de luminosidade tem relação direta com esses sintomas, além de liberar hormônios que causam sonolência. Esse ambiente pode causar solidão e até mesmo a depressão.

O conto abaixo demonstra como o inverno e o ambiente solitário pode influenciar no pensamento e na energia das pessoas.  

Um Inverno britânico

Eu acordava para mais uma manhã de estudos, o frio já começava a entrar em seus dias mais rigorosos. A casa escura e quieta me fazia sentir saudades do Brasil e lembrar do vigor que minha mãe tinha de abrir as cortinas e janelas e poder admirar as plantas em seu jardim e sentir a energia do sol no início do dia.

Faziam três meses que eu estava na inglaterra estudando e praticando meu inglês e ainda não conseguia me acostumar aos dias bem mais curtos com pouca luminosidade. Aqui não tinha tanta vida e os móveis antigos daquela casa alugada completavam um ambiente sem vida ou cor, era tudo muito ‘cinza”. Madeiras escuras, louças antigas e tapetes empoeirados.

De alguma forma esse ambiente foi aos poucos consumindo a minha energia e eu fui perdendo minha vitalidade. Ao sair de casa essa mesma sensação continuou, pois o frio deixava as ruas tristes e ao tentar ver nos rostos das pessoas algum sorriso eu entendia que não deveria mais esperar um bom dia que pudesse me contagiar; eram todos muito calados e fechados.

Na escola eu tinha uma colega brasileira que ainda me fazia sentir menos distante de casa, porém ela voltou para o Brasil à duas semanas e eu estava sozinha novamente. Solidão era a palavra. Além de estar em uma país diferente e não conhecer ninguém, era tudo muito solitário e estar naquelas construções antigas era como ser mais um ítem de decoração, sem falar, sem sorrir, apenas estar parado esperando o tempo passar.    

Eu ai me sentindo cada dia mais distante das pessoas, cada dia mais sozinha, fria e cinza, assim como esse inverno triste, esse inverno britânico.

Como podemos espantar a solidão?

A energia do ambiente é importante para o bem estar daqueles que lá vivem. A limpeza, a ordem e ambientes luminosos atraem energias boas e contribuem para pensamentos positivos que nos fazem estar mais calmos para seguir com nossas obrigações, contrário de ambientes sujos, bagunçados e escuros que trazem energias baixas e pensamentos negativos que nos deixam confusos e irritados. Então acorde alegre, deixe seu ambiente arrumado e iluminado e inicie seu dia com pensamentos positivos para sorrirmos para as pessoas e a vida.  

(Fontes: http://www.minhavida.com.br http://mundoestranho.abril.com.br)

Para saber mais sobre o assunto assista:

A solidão na visão espírita

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat