O Autoconhecimento na Educação| Bem Viver

O Autoconhecimento é um tema discutido tanto pelo espiritismo, como pela psicologia. Os comunicadores discutem o autoconhecimento com enfoque na criação e educação dos filhos. Ouça o programa Bem Viver, transmitido pela Rádio Boa Nova, no áudio abaixo: 

A princípio, Alessandro Marques e Valéria Marques discutem o tema e utilizam a educação como fio condutor. Eles falam a princípio que devemos compreender nossos limites e que isso é possível quando conhecemos a nós mesmo. 

Na sequência eles falam sobre admitir os erros e pegam como exemplo o momento que os pais repreendem seus filhos por erros que cometem. Eles citam os gritos que os pais dão com as crianças e a maneira dura de criação e educação. 

Saiba mais sobre o tema no áudio acima. 

 

O Autoconhecimento e a Fé Raciocinada  

 

É fundamental, para o exercício de uma fé raciocinada, o conhecimento e o autoconhecimento. Isso pois, o questionamento proporciona a ruptura com uma fé cega e imposta. 

Mas, talvez ainda mais profundo seja o conhecimento de si próprio, a fim de compreender a espiritualidade que existe no íntimo. Sem conhecer todos os caminhos traçados até o presente momento, é mais difícil expressar de forma coesa o espiritual que nos habita. 

Tanto o autoconhecimento, quanto a fé raciocinada, possibilitam uma expressão de fé coerente e principalmente empática. Quando um indivíduo se conhece, é possível compreender também o seu próximo. 

Esse conjunto de pensamentos e reflexões criam, portanto, o cenário perfeito para a verdadeira prática dos ensinamentos de Jesus, o amor e a caridade. Busque o autoconhecimento, busque sua espiritualidade, mas construa sua fé em bases sólidas e empáticas. 

 

Ouça também:

Maturidade Espiritual – A Lenda do Aprendiz e o Mestre | Entre Amigos

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat