Nosso Lar: A Água da Paciência

Primeiramente, acredito que a maioria de vocês já tenham assistido o filme Nosso Lar.

Para os que não, nele o espírito de André Luiz conta sua história, desde seus vícios terrenos até toda a estrutura arquitetônica, social e política da colônia espiritual conhecida como Nosso Lar.

O Nosso Lar

A produção cinematográfica foi inspirada na obra psicografada por André Luiz, através do médium Chico Xavier. Em sua maioria, cada cena traz um novo ensinamento, um deles é conhecido como a água da paciência.

A água da paciência é dada aos espíritos impacientes recém chegados na colônia espiritual. É preciso ficar com a água na boca e a única regra é não engolir. Esse exercício trabalha a paciência e a reflexão do espírito.

Sem pronunciar palavras, é possível trabalhar a audição. Você aprende a ouvir as orientações de forma clara sem alteração ou inúmeras indagações que posteriormente serão respondidas.  

O exercício da reflexão é outro benefício da água da paciência, pois esse momento sem palavras irá fazem com que você escute também os seu pensamentos. Como recém chegado na colônia, o espírito recebe a oportunidade de lembrar de sua vida terrena.

Devemos levar esse aprendizado para nossa vida, pois é necessário silenciar nossas palavras para aprendermos a ouvir mais as pessoas e compreende-las da melhor forma, assim como nosso próprio pensamento.

O silêncio é um exercício de paciência que devemos praticar sempre em busca da reflexão. Assim, analisarmos o nosso dia a dia de forma racional nos dá um panorama diferente sobre as situações vivenciadas.

A água da paciência pode ser aplicada em nossas vidas. Quando alguém estiver te irritando pega um copo de água e tome, ou coloque na boca uma bala. Mantenha-se em silêncio para que suas palavras não sejam instrumentos de raiva e agressão.

A teoria do silêncio expressa por esse exercício também deve ser usada para sua reflexão. Tenha um momento para si próprio, antes de dormir, por exemplo. Em síntese, Desligue aparelhos eletrônicos como celular e televisão. Fique num lugar que te aclame e concentre os pensamentos em seu autoconhecimento para assim melhorar-se a cada dia.

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 A importância da Paciência Construtiva

Imagem ilustrativa retirada de gazetadopovo.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat