Meu Espírito Está Evoluindo?

Nos estudos anteriores do Livro dos Espíritos conferimos a Escala Espírita e os vários graus que percorrem, desde a imperfeição extrema até a pureza suprema.

O item estudado neste texto é Progressão dos Espíritos. Nele é abordado como ocorre a evolução dos espíritos e o progresso dos degraus da escala.

  1. Os espíritos são bons ou maus por natureza, ou são eles mesmos que se melhoram?

“São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada.”

Deus criou os espíritos simples e ignorantes para que através de suas missões adquiram conhecimento necessário para a elevação. As provas e expiações são o caminho para aprender.

Um espírito jamais permanecerá inferior pela eternidade. Todos um dia irão evoluir, uns mais depressa, outros mais demorado. O tempo do progresso certamente depende de cada espírito; como cumpriu sua missão e a resignação às provas impostas.

  1. Podem os Espíritos degenerar?

“Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Concluído uma prova, o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

Deus não cria nada senão para aprender, portanto nos criou ignorantes, nem bons, nem maus, nem puros, nem imperfeitos. O livre arbítrio permitirá a busca do conhecimento, o cumprimento das missões e a aplicação do que foi aprendido, tanto para o bem, quanto para o mal.

O livre arbítrio se desenvolve quando o Espírito adquire a consciência de si mesmo. E o mal pode até ser induzido pelos Espíritos inferiores que agirão diretamente em sua liberdade, porém a resistência a esse mal é de responsabilidade de cada um em busca do progresso.

As provas para aqueles que insistem no mal, e o fazem sem qualquer arrependimento, serão mais longas e duradouras. Mas como foi dito, todos alcançaram a perfeição e serão vistos como iguais pelos olhos de Deus.

Cabe aos Espíritos desenvolverem o intelectual, assim como a moral, e adquirirem conhecimentos, assim como passar pelas excitações com êxito. Os degraus aos poucos serão elevados à perfeição. O caminho do bem e da caridade são elementos indispensáveis para o progresso, pois são eles a prática do amor.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Progresso moral e intelectual – Filosofando

Parte 1

Parte 2

Fontes: O Livro dos Espíritos, perguntas 114 à 127. Imagem ilustrativa retirada de paulorogeriodamotta.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat