Meninos vestem azul e meninas vestem rosa? -Boletim Espírita

Logo nos primeiros dias do mandato do presidente Jair Bolsonaro, Damares Alves, que está a frente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, declarou que uma nova era estava começando no Brasil: era em que meninos vestem azul e meninas vestem rosa. Tal citação repercutiu nas redes sociais causando grande polêmica. Mas como devemos interpretar essa afirmação? O que a doutrina espírita pode nos ensinar quanto à questão gênero? Acompanhe agora no Boletim Espírita!

Leitura complementar

Questão de gênero na visão espírita

O espiritismo é uma doutrina que não possui dogmas, ou seja, princípios indiscutíveis, pois prega o aprendizado em experiências vividas por meio da reencarnação.

A doutrina codificada por Allan Kardec é também baseada na filosofia, ciência e religião. Juntas, elas são capazes de nos esclarecer o progresso moral de todas as criaturas. Recentemente, muitas ideias ligadas ao comportamento humano e seu desenvolvimento, como a questão de gênero estão sendo discutidas.

Dessa forma o espiritismo esclarece na obra O Livro dos Espíritos, a pergunta de número 200 esclarece um ponto principal para a questão de gênero: têm sexo os espíritos?

“Não como entendeis, pois o sexo depende da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”

Portanto, é fundamental aprendermos a compreender e respeitar, pois a intolerância é um mal do indivíduo. Atacar etnias, sexualidade e religião e demostrar a certeza de que suas convicções são a verdade absoluta dentro de qualquer sociedade é perpetuar a incompreensão e o egoísmo – chaga da humanidade.

Com isso, basta apenas estudarmos a história e a doutrina dos espíritos para podermos perceber todas as tragédias causadas pelo homem foram motivadas pela intolerância e a ignorância.

Deus é amor, criador de todas as criaturas, misericordioso, que nos presenteou com nossa singela existência. Em suma, o amor pode se manifestar em todos nós. Ame o próximo e encontre Deus em você.

Dica de leitura: Acesse Mundo Maior e conheça o romance “Um Amor Diferente”.

Texto postado em 21 de setembro de 2017 (texto adaptado). 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat