Maus tratos aos animais: aprovada lei que aumenta punição

Na última terça-feira (29), o governo sancionou a lei que diz respeito a punição aos maus tratos aos animais (cães e gatos). Esta lei é explícita a esses animais domésticos porque são os mais comuns no Brasil e, consequentemente, os que mais sofrem abusos. 

O que muda?

Atualmente, quem maltrata um animal doméstico responde pelo artigo 3 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de três meses a um ano de reclusão e multa. 

Agora, com a nova lei, a reclusão passa a ser de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor dos animais. E também a punição a estabelecimentos comerciais que facilitam o crime. 

Maus tratos aos animais e espiritismo

Como disse Francisco de Assis, missionário do amor e defensor dos animais:

Todas as criaturas são nossos irmãos e irmãs

A doutrina espírita nos ensina que cabe a nós (seres humanos) cuidar e proteger os animais. Já que ele possuem alma, porém, estão em diferentes níveis de consciência. 

Allan Kardec, em O Livros dos Espíritos, diz que os animais têm um princípio inteligente, e com isso, reencarnam e evoluem. E assim, como, os homens possuem também uma lei de evolução de acordo com o seu grau de adiantamento. 

Já Emmanuel, nos ensinou:

Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com qualidades inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo. O homem está para o animal simplesmente como um superior hierárquico. Nos irracionais desenvolvem-se igualmente as faculdades intelectuais. O sentimento de curiosidade é, na maioria deles, altamente avançado e muitas espécies nos demonstram as suas elevadas qualidades, exemplificando o amor conjugal, o sentimento da paternidade, o amparo ao próximo, as faculdades de imitação, o gosto da beleza.

Para finalizar, lembre-se das palavras de Mahatma Gandhi:

A grandeza de uma nação e seu progresso moral, podem ser julgados pela forma como os animais são tratados.

Fonte: Só Notícia Boa 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat