Maturidade Espiritual – A Lenda do Aprendiz e o Mestre | Entre Amigos

Maturidade Espiritual é, portanto, a evolução moral que adquirimos a partir da reflexão de nossas imperfeições, seguidas assim de nosso aperfeiçoamento. Os comunicadores Adilson Ferreira e Paula Zamp interpretam assim uma mensagem para falar sobre o tema.

Ouça o programa Entre Amigos, transmitido pela Rádio Boa Nova, no áudio abaixo: 

 

 

A mensagem aborda alguns de nossas imperfeições e assim nos direciona ao melhoramento. Com um diálogo simples e cotidiano os personagens falam, portanto, de como atuam cada uma de nossas imperfeições na prática, e como elas afetam quem está ao nosso redor e a nós mesmos. 

Entretanto, nós temos dificuldades em identificarmos em nós essas atitudes. O que a mensagem nos mostra como veneno, são assim os aspectos que interferem nossa maturidade espiritual. Leia a mensagem e ouça a análise dos comunicadores e assim reflita sobre o tema.

Os comunicadores seguem assim com o do programa e falam sobre algumas curiosidades do Brasil, e comentam algumas datas comemorativas da semana. Confira então a mensagem interpretada pelos comunicadores:

 

Maturidade Espiritual

 

Conta uma lenda que uma jovem aprendiz perguntou para o seu mestre:

– Mestre o que é veneno?

– Querida menina, qualquer coisa além do que precisamos pode ser veneno.

– Como assim, senhor!

– Veja, tal como poder, medo, inveja, raiva, ódio, preguiça, gula, ambição, traição, ansiedade, angústia e tantas outras coisas que na vida experimentamos, mas que são um verdadeiro veneno.

– Mas então mestre, o que é o medo?

– O medo é a não aceitação da incerteza, se aceitamos a incerteza ela se torna aventura.

– E o que é a inveja, por que é um veneno?

– A inveja é a não aceitação do bem no outro. Se aceitamos as coisas boas que os outros vivenciam, tudo se torna inspiração!

– Posso perguntar mais, Mestre?

– Claro minha filha!

– Então o que é raiva e como ela nos envenena?

– Raiva é a não aceitação do que está além do nosso controle. Se aceitamos que nem tudo conseguimos controlar, a raiva se torna tolerância!

– E o ódio?

– O ódio é a não aceitação das pessoas como elas são. Se aceitamos incondicionalmente as diferenças, então o ódio se torna amor. Precisamos alcançar a Maturidade Espiritual!

– Mestre como poderemos alcançar essa maturidade espiritual?

– Quando paramos de tentar mudar os outros, e começamos a nos concentrar para mudar a nós mesmos.

– Mas então senhor, quando conseguimos aceitar as pessoas como elas são?

– Quando entendermos que todos estão certos nas suas próprias perspectivas.

– E quando aprenderemos a libertar as pessoas que amamos?

– Quando adquirirmos a capacidade de não ter expectativas em um relacionamento e, nos doarmos pelo bem de se doar, sem nada exigir em troca!

Saiba doce menina que maturidade espiritual, é quando entendemos que o que fazemos, fazemos pela nossa própria paz, e para nossa verdadeira felicidade!

– Entendi mestre! É quando paramos de querer provar para o mundo o quão inteligente somos?

– Sim, e ainda mais, é quando compreendermos que não precisamos em nenhum momento buscar aprovação dos outros!

– Veja senhor se estou certa! É quando paramos de nos importar com o que os outros pensam de nós, é quando estamos em paz conosco mesmo? 

– Sim, você entendeu!

Maturidade espiritual é quando começamos a distinguir a diferença entre precisar e querer, e somos capazes de desprender do nosso querer.

E por último e mais significativo, nós adquirimos maturidade espiritual, quando paramos de acreditar que para alcançar a felicidade necessitamos das coisas matérias!

 

Ouça também:

Perseverança e o Evangelho | Entre Amigos

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat