Lei de Causa e Efeito

Uma das leis que regem o universo, o planeta Terra e nossa vida é a Lei de Causa e Efeito. Ela está presente em todas as nossas ações resultando sempre em uma condição no contexto de nossa existência, nessa encarnação ou em vidas passadas.

A Terceira Lei de Newton – Ação e Reação – pode nos dar uma noção de como funciona a Causa e Efeito. Nesta lei o físico nos diz que toda ação, ou força, sempre terá uma reação de mesma intensidade e direção, porém em sentidos opostos, ou seja, se A exercer força em B, A receberá, simultaneamente de B, essa força como reação.

No espiritismo a teoria de Newton se aplica quase por completa em nossa existência, isso porque não necessariamente teremos a reação simultânea. Nossos atos podem refletir ao longo de nossas reencarnações, positivo ou negativa, dependendo da força primária que vamos exercer.

Se nós exercermos uma força negativa, ela voltará para nós como o efeito de um bumerangue. Popularmente conhecida como Carma, do sânscrito Ação, essa reação ou efeito sempre terá uma ação ou causa primária, não sendo algo sem sentido dentro de nossa existência, lembrando que o efeito sempre partirá de nossa própria consciência que grava as leis de Deus (O Livro dos Espíritos, pergunta 621).

Levada pelas paixões humanas ainda com níveis instintivos, essa lei foi interpretada de forma errada aplicando retaliação com forças iguais, a chamada Lei de Talião, “Olho por olho e dente por dente”. Encontrada pela primeira vez no código de Hamurabi – leis que regiam a mesopotâmia – essa ideia é apenas uma forma  de controlar a sociedade impondo o medo através da lei.

“Olho por olho e o mundo acabará cego.”

(Mahatma Gandhi)

 

A Lei de Talião não deve ser aplicada pela falha justiça dos humanos. Não devemos tratar o mal com o mal, pois assim perpetuar-se o ódio. Cabe a nós amar, perdoar e sempre orar por aqueles que espíritos primitivos emanam energias negativas fazendo o mal para as pessoas.

Temos nossa liberdade para agir e assim por consequência definir os resultados futuros. O livre arbítrio será responsável por emanar uma energia sendo ela pensada, falada ou concretizada que resultará numa resposta dentro de nossas encarnações. Portanto lembre-se sempre que você será o único responsável pelo seu futuro, seja ele como for, você só passará por situações criadas de suas próprias ações.

 

Fontes: O Livro dos Espíritos, perguntas 621, 764 e 964. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap V e cap. XII. febnetinfoescolaabril. Imagem ilustrativa retirada de budanaweb.

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Mundo Maior Repórter – Causa e Efeito

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat