TV Mundo Maior Visão espírita: Como lidar com a ingratidão? - TV Mundo Maior

Evangelho e Reforma Íntima

Visão espírita: Como lidar com a ingratidão?

Visão espírita: Como lidar com a ingratidão?

Enviado em 15 de maio de 2018 | Publicado por Leticia Lopes

Veja a visão espírita de como lidar com a ingratidão, segundo o Evangelho Segundo o Espiritismo orienta no capítulo 13.

Como lidar com a ingratidão, segundo o espiritismo?Algumas pessoas sofrem com o sentimento da ingratidão daqueles que mais amam. Vivem em casas de repouso ou locais nos quais não possuem o afeto filial. Pelas dificuldades enfrentadas, sentem no coração a tristeza de não receber os carinhos daqueles a quem cuidaram com tanto carinho.

Não faz muito tempo que eu fui a um asilo acompanhar uma amiga voluntária da instituição. Neste lugar, muitas idosas ficavam todo o dia realizando atividades temáticas e vendo televisão.

Um senhora me chamou a atenção por sua amabilidade. Sentada numa cadeira de balanço, ela acenou e pediu para que eu me sentasse ao seu lado. Conversando comigo, ela falava das recordações de outrora, numa nostalgia cativante, como se tivessem acontecido ontem.

Uma das partes mais emocionantes do seu relato foi quando me disse que seus filhos (um casal) nunca a visitaram. Embora gostasse dos amigos no asilo, a mãezinha tinha seu coração partido e se responsabilizava por não receber o carinho que dedicou aos filhos por longos anos.

Por minha vez, tentei consolá-la: “Você fez o melhor que pôde fazer”. Emendei com uma frase do Evangelho Segundo o Espiritismo, “o benefício desinteressado é o único que agrada a Deus”.

Ela me olhou por um momento e pareceu não compreender a mensagem. Mas me enganei. Alguns segundos depois, seus olhos perderam o ar distraído. Muito concentrada, ela respondeu: “Obrigada. Não esquecerei das suas palavras”.

 

Visão espírita: Evangelho Segundo Espiritismo

 

O ato de sempre ajudar os mais fracos traz benefícios espirituais enormes, afinal, sabemos que eles lhe trarão elevação para a alma. Isso porque você leva sempre seus bons feitos para esta encarnação e a próxima.

Retribuir com amor, num mundo de provas e expiações, é sempre mais poderoso, pois você emanará sentimentos positivos onde quer que vá. Mesmo que, muitas vezes, Deus permita a ingratidão na sua vida, saiba que tudo ocorre para o bem maior. Diante das provas e expiações, mostre sua perseverança em fazer o bem.

Como diria um ator hollywoodiano “Ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não é sobre quão duro você bate. É sobre o quão forte você pode aguentar e continuar seguindo em frente”.

Portanto, sempre pratique a caridade e o amor ao próximo. Não importa se as pessoas serão ingratas. Toda a benemerência será lembrada nesta vida e no mundo espiritual. Ao receber a falta de consideração do seu próximo, nunca desista, persista, e tente outra vez, pois esta será a maior recompensa que cada um faz para o seu progresso.

A doutrina espírita nos ensina que quando reencarnamos trazemos conosco as tendências tanto positivas como negativas que foram construídas em outras vidas. Portanto, seu legado ficará sempre ligado ao seu espírito, onde quer que reencarne. “Sede felizes quando os homens, tratando vos com má vontade, vos derem a ocasião de provar a sinceridade de vossa fé, pois o mal que eles vos fizerem resultará em vosso proveito”.

 

Paz e luz a todos!

 

Fonte: Livro Evangelho Segundo Espiritismo. 

Para saber mais, assista:

 

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


WhatsApp
Clique aqui