Insônia e outros distúrbios do ciclo sono-vigília

Jesus e o Logos

Aldeniz Leite e Claudio Palermo analisam os aspectos da insônia. Quais são os tipos de insônia e suas causas? O que podemos e não podemos ingerir e comer antes de dormir? Atividades físicas são recomendadas antes de dormir? Qual a visão psiquiátrica de quem não consegue dormir? Quais as fases do sono? Quais os tratamentos para a insônia? Sexo antes de dormir é recomendado? Veja as respostas a seguir no programa de hoje.

Leitura complementar

Insônia na visão espiritual

Ter uma boa noite de sono é fator primordial para a qualidade de vida. Porém, deitar e conseguir dormir de 6 a 8 horas consecutivas é um problema para mais de 40% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, ajudando a manter-se saudável. Pois, durante o sono, o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

Em “O Livro dos Espíritos”, temos a seguinte pergunta sobre o estado da alma enquanto o corpo físico repousa:

Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

Não, o espírito jamais está inativo. Durante o sono afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros espíritos.

Na visão espiritual, o sono é primordial para a alma, que sente-se liberta do cárcere que é o corpo físico. Além disso, no momento de sua emancipação, vai buscar no plano espiritual aquilo que lhe é afim. Aí é que está a importância do preparo antes de ir dormir: fazer preces, manter um ambiente calmo e acolhedor, meditar entre outras boas práticas.

No momento do desdobramento, ou emancipação da alma, é possível participar de cursos, palestras e ainda trabalhar junto ao plano espiritual. Além disso, no livro “No Mundo Maior” André Luiz relata a importância deste momento, fazendo uma reflexão profunda sobre essa oportunidade sagrada:

Milhões de homens e mulheres a dormir em cidades próximas, algemados aos interesses imediatos e ansiando a permuta das mais vis sensações, nem de longe suspeitariam a existência daquela original aglomeração de candidatos à luz íntima, convocados à preparação intensiva para incursões mais longas e eficientes na espiritualidade superior. Teriam a noção do sublime ensejo que lhes aprazia? Em suma, aproveitariam a dádiva com suficiente compreensão dos valores eternos? Marchariam desassombrados para a frente, ou estacionariam ao contacto dos primeiros óbices, no esforço iluminativo?

Texto publicado no site da RBN em 8 de fevereiro de 2017. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat