Fé e Religião: A Fé é um privilégio religioso?

Fé e Religião A Fé é um privilégio religioso

Pergunto-lhes a seguinte questão: Só tem fé aquele que tem uma religião? A verdadeira fé só está em uma religião? Para iniciar essas elucidações recorro a duas queridas personalidades do Espiritismo. Kardec nos disse que “Fora da Caridade não há salvação”, mas Chico consegue aprofundar o entendimento dessa frase de uma forma simples: 

Se Allan Kardec tivesse escrito que ´fora do Espiritismo não há salvação´, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu ´Fora da Caridade´, ou seja, fora do Amor não há salvação.  (Chico Xavier) 

A salvação não está escondida sob os véus dos dogmas e das religiões.. Encontramos a salvação no Amor. De certo que as religiões podem ser um desses caminhos para a compreensão do amor e de todas as suas expressões, como a caridade. Ser caridoso implica praticar o amor ao próximo, o amor a si próprio, aos inimigos, perdoar e pedir perdão.  

É triste, porém, ver aqueles que se acham detentores da salvação apenas por ser um religioso fiel e assíduo das cadeiras de um templo, um espaço que será vazio se ele não colocar amor dentro do coração. 

Aquele que não possui uma religião ou uma vida religiosa pode sim ter fé e praticar o amor e a caridade dia a dia de sua experiência encarnatória. Mas a presunção do ser humano pressupõe a imensa necessidade de enquadrar e rotular. Mas a mágica do amor acontece no coração. 

A fé é nosso grande guia interior, nosso amor é o grande templo que nos conectamos com a fé e a caridade é a palavra, palavra a ser disseminada e estudada e perpetuada como o grande pilar. Tenhamos fé, amor e caridade como a nossa principal religião, hoje e sempre. Utilize racionalmente as práticas religiosas como um caminho, um meio de aprender e ensinar sobre a caridade e lembre-se de não julgar a fé de ninguém. Mais amor ao mundo!

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat