Fé – Como Expressar a sua crença?

Fé - Como Expressar a sua crença?

A fé pode ser tratada de diferentes maneiras, por isso é possível classificá-la como individual. Fé não é apenas uma palavra alegórica para definir um sentimento de esperança. Entretanto, como nos apresenta o próprio Evangelho Segundo o Espiritismo, ela é a mãe da esperança e da caridade.

Dada a individualidade de sua crença, como é possível expressá-la de forma saudável para o nosso espírito e de nossos irmãos ao entorno? Assim como a individualidade, é necessário também destacar a independência à valores como o amor e a caridade.

Para expressar a fé íntima que temos é necessário equilibrar o amor e caridade à razão. O amor é fundamental para sentir a energia da crença, porém, a razão coloca um aspecto reflexivo a fim de controlar os impulsos e instintos humanos.

 

“No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros”

(O Evangelho Segundo o Espiritismo)

 

Quando relacionamos ao futuro, tratamos da relação de acreditar e utilizar a fé e a perseverança como mecanismos de força ante as dificuldades e sofrimentos. São, portanto, essas peripécias da vida que nos fazem despertar e consolidar nossas crenças.

Não devemos, portanto, ter medo algum de expressar o que acreditamos. Os incrédulos vez ou outras nos chamarão de louco, assim como os dogmáticos provavelmente nos chamarão de infiel. Mas afinal o condutor de suas convicções é si próprio.

São nesses momentos que a verdadeira fé inabalável se mostra firma. Ela não cai ante a oposição externa, nem mesmo desaba com suas fraquezas íntimas. Pelo contrário, a fé, assim como a esperança, se mantém perseverantes em expressar o amor e a caridade.

Leia também:

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Interpretando a Vida

 

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XIX.

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat