Fake News e os Falsos Profetas

Fake News e os Falsos ProfetasFake News são notícias falsas emitidas com interesses escusos ou simplesmente por pura zombaria. Esse termo ficou evidente após as Fake News terem, supostamente, influenciado o resultado das eleições dos Estados Unidos em 2016.

Jesus já havia nos alertado sobre os falsos profetas que irão seduzir as pessoas com palavras que elas querem ouvir. Eles utilizam a ignorância das pessoas para se promoverem ganhando poder e força de convencimento sob elas.

Dentro do universo das redes sociais, as Fake News conseguem atingir seus objetivos de forma mais fácil devido a propagação rápida. Essas notícias falsas criam energias negativas com ideias que causam a discórdia entre as pessoas.

Na doutrina espírita também podemos encontrar falsos profetas que propagam notícias falsas por autopromoção. Eles se intitulam espíritas e médiuns para criar espetáculos nas redes com supostas psicografias, na maioria das vezes de desencarnados famosos visando um reconhecimento que alimente sua vaidade.

O Espiritismo é uma doutrina séria com o propósito de consolar as pessoas, levar a razão e contribuir com o progresso espiritual. Em nenhum momento os grandes nomes que representam a doutrina espírita buscavam prestígio e sim servir a Deus levando a palavra de Jesus à humanidade.

Em 2018 passaremos por um processo eleitoral no Brasil. Devemos nos ater quanto ao fenômeno das Fake News que propagar difamações ou méritos de forma injusta.

Verifique sempre as notícias em veículos de comunicação e mídias confiáveis. Vá ao desencontro de falsos profetas e guarde consigo sua fé e energia, não deixando que elas o afetem. 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Desconfiança, mídias sociais e fake news – Novos Rumos

Os falsos profetas – A Caminho da Luz

Cuidado com notícias falsas! – Júlio Sena

Fontes: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXI. Febnet.Imagem ilustrativa retirada de gjol.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat