Evolução coletiva e a prática do bem | Ação 2000

Evolução Coletiva dos espíritos implica em viver em sociedade e praticar o bem. Essa discussão foi trazida pelos comunicadores do programa Ação 2000, transmitido pela Rádio Boa Nova. Confira os comentários de Marcos Sibineli, Marisa Alen, Tarcísio Basílio e João Tomas no áudio abaixo: 

A princípio Marcos Sibineli apresenta a referência do tema, trazida a partir da revista Sorria para ser feliz agora. O texto “Sem olhar a quem” começa com a discussão da prática da caridade sem qualquer interesse moral ou material. 

João Tomas e Marcos falam sobre a vida em sociedade e a evolução coletiva em comunidade. Marisa Alen comenta a necessidade da solidariedade e o quão importante são os contatos entre os seres humanos. 

Confira a análise do tema no áudio acima. 

 

A Evolução coletiva

 

Às vezes podemos imaginar que o caminho da evolução é uma estrada solitária. Pelo contrário. A vida em sociedade possibilita a evolução coletiva a partir do convívio entre os espíritos, pois há uma troca de experiência e aprendizados. 

O contato social, que acontece primeiramente com os familiares, depois escola, e assim a sociedade, ajuda a construir quem somos como indivíduo. Esses contatos, por sua vez, são fundamentais para o aprendizado de ordem moral. 

Por exemplo, em uma família, as possibilidades de aprendizado com as relações serão moldadas com a necessidade de cada espírito. É provável que muitos já tenham se encontrado em vidas anteriores e hoje obtém a oportunidade que experienciar aprendizados e corrigir erros passados. 

Quando observamos a sociedade como um todo, a caridade e o amor são virtudes ímpares na construção de um mundo melhor. Quando pensamentos no próximo, entendemos que a evolução coletiva só é possível se fizermos a nossa pare. 

É possível construirmos um planeta de regeneração, mas antes devemos nos livrar de imperfeições primitivas como o egoísmo e o orgulho. 

 

 Ouça também:

Progresso e a Evolução | Bem Viver

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat