Evangelho: Caridade moral e caridade material

O que entende-se por caridade moral e caridade material?

A caridade diz respeito ao um ato, uma ação de ajudar o próximo sem esperar recompensa. Ela pode ser realizada de várias maneiras: pelos pensamentos, pelas palavras, pelas ações.

Segundo os ensinamentos de Jesus, o verdadeiro sentido da palavra caridade é:

Benevolência para com todos, indulgência (tolerância ) para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas.

E ainda, o amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, já que amar os próximo é fazer-lhe todo o bem que desejamos que nos fosse feito.

A obra O Livro dos Espíritos nos ensina que a caridade desinteressada é a mais admirável das virtudes.

Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas ti sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada. (Questão 893, de L.E)

Caridade moral e caridade material

A doutrina nos ensina que a caridade pode ser exercida de várias formas. Por exemplo, com apoio moral, ajuda espiritual, etc. E a obra Evangelho Segundo o Espiritismo nos apresenta dois tipos de caridade: a moral e a espiritual.

Caridade material

Este tipo de caridade está relacionado ao mundo físico. Por exemplo, é possível doar uma cesta básica aos mais necessitados, roupas aos desabrigados, brinquedos para orfanatos, etc.

Caridade moral

Ela é mais intensa que a caridade material, já que necessita de um maior empenho e perseverança para a sua execução. Praticamos a caridade moral:

  • quando aceitamos as pessoas como elas são;
  • quando não damos ouvidos a uma palavra grosseira;
  • quando não julgamos;
  • quando não guardamos ressentimentos daqueles que nos ofenderam ou prejudicaram
  • quando pensamos positivo e oramos diariamente, etc

Não importa como a caridade será praticada, o que realmente importa é a intenção.  E ainda, devemos seguir a máxima de Kardec:

Fora da caridade não há salvação’

Fonte: Passatempo Espírita

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat