Eu sou a caridade, eu sou a salvação 

Quem é essa tal caridade? – Perguntam por aí. Me apresento assim de forma inusitada. Sou aquela que te guia ao caminho da salvação. Mas, do que vocês precisavam ser salvos? Eu e minha irmã, a Humildade, estamos tentando te salvar do orgulho e do egoísmo, vícios terríveis que tentam combater as virtudes da evolução.

Ao longo de seu percurso é natural que encontre pessoas, algumas desejáveis, outras não. Eu sou o caminho cego que te aproxima delas e comigo você se torna mais cristão. Não sei se sabe, mas das três grandes virtudes (Fé, Esperança e Caridade) eu sou a maior delas. Não importa em que acredita ou se acredita, com a caridade ao seu lado você estará sendo benevolente com o próximo. 

Eu não distingo o rico do pobre, o sábio do ignorante, então por que você distinguiria? Se quer ser piedoso, benevolente e caridoso seja de forma verdadeira. Com o coração puro eu estendo a mão para mais precisa no momento de maior necessidade. 

Sem me esquecer, há duas coisas que não habita meu coração: vaidade e orgulho. Portanto, não pratique a caridade nem para humilhar as pessoas, muito menos para ganhar créditos e vantagens. Tolo quem acredita em tal caridade. Não sou moeda de recompensa, nem adianta praticar a caridade para ser salvo, você será salvo por praticar a caridade. 

Sou sou o alimento físico e o alimento espiritual, sou o pão e a palavra. Me faço valer de mil maneiras, por pensamento, por palavras e por ações. Sou uma prece, sou um tempo e sou a mão estendida a um irmão. Sou aquele que ajuda o conhecido e o desconhecido. E com tudo isso sou a sua própria salvação. Prazer, sou a caridade.

Fontes: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XIII e XV)  

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat