Estudo do Livro dos Espíritos: Origem, natureza e mundo dos espíritos

Entramos na parte segunda do Livro dos Espíritos. Nela estudaremos Do mundo Espírita ou mundo dos Espíritos.

Nessa nova etapa de aprendizado o capítulo I nos traz Dos Espíritos em 11 itens que serão divididos para melhor compreendermos seus temas.

O item Origem e natureza dos Espíritos e Mundo normal primitivo serão abordados neste texto para aprendermos um pouco sobre os espíritos que habitam o universo.

76- Que definição se pode dar dos espíritos?

“Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”

É confirmado pela Espiritualidade Superiores que os espíritos tiveram um princípio a partir da criação de Deus. O modo de nossa criação e o momento nada sabemos, é um mistério.

Acerca dos espíritos eles comentam que são a individualização do princípio inteligente, assim como a matéria é do princípio material. Allan Kardec pergunta se os espíritos são imateriais e obtém a resposta que nossa linguagem não tem comparativos, porém pode-se dizer que são incorpóreo que fogem do alcance dos nossos sentidos.

Os espíritos têm fim? Mais uma vez os espíritos responderam que nós não temos a inteligência para essa compreensão, mas dizem que a existência dos espíritos não tem fim.

84-Os espíritos constituem um mundo à parte, fora daquele que vivemos?

“Sim, o mundo dos Espíritos ou das inteligências incorpóreas.”

É dito também que o mundo espírita é independente e preexiste ao mundo corpóreo. Ainda afirmam, porém, que um reage com o outro.

87-Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no Espaço?

“Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda a parte, por isso que há regiões interditas aos menos adiantados.”

Espero que esses itens possam acrescentado no conhecimento da codificação da doutrina espírita. Aguardem os próximos textos, nossos estudos continuam.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

O Mundo dos espíritos – Espiritismo sem Mistério

Fontes: O Livro dos Espíritos, Parte Segunda – Cap I. Imagem ilustrativa retirada de adorocinema e de sciencenordic.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat