Estudo do ‘Livro dos Espíritos’: o Universo

As faculdades dos seres humanos ainda são limitadas para conhecer as complexas questões do universo. Não alcançamos o nível de evolução para termos a permissão de Deus para conhecer todas as suas obras. Com o caminhar do nosso progresso espiritual, moral e intelectual, conseguiremos adquirir as faculdades necessárias para compreender um pouco mais sobre o infinito da criação divina.

O que nossa ciência ainda não descobriu, apenas Deus pode permitir que conheçamos, se julgar conveniente para as nossas existências terrenas. Algumas definições de matéria que temos ainda nos cabe devido ao conhecimento e vocabulário, porém os espíritos superiores explicam que pode ser tão etérea e sutil que passa despercebido aos nossos sentidos.

 

Que definição podeis dar da matéria? (22 – a)

“A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.”

 

Que é o espírito? (23)

“O princípio inteligente do Universo.”

Outro motivo para não atingirmos a total compreensão universal se relaciona a nossa limitação da ciência e da linguagem. Para alguns o espírito pode ser nada, porém o codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, obteve como resposta que “[…] coisa nenhuma é o nada e o nada não existe.” É o espírito também, independente da matéria e responsável por intelectualiza-la.

No entanto, na obra, os espíritos superiores explicam que Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal, mas ao elemento material é necessário juntar o fluido universal que intermediará a matéria e o espírito.

A constituição da matéria é dada por um elemento primitivo. Quando há uma modificação de moléculas elementares, originam-se as propriedades da matéria. As moléculas primitivas têm uma formação constante, porém o aglomerado delas formam as moléculas secundárias que são variáveis de acordo com essa união.

As nossas ainda limitadas ciências tentam desvendar conhecimentos que só serão adquiridos com a gradativa evolução que buscamos nesse planeta. Apenas cabe a nós, por enquanto, saber que o universo é infinito e que nele não existe vazio, pois sempre haverá matéria, mesmo que nossos sentidos e instrumentos ainda não percebam. E lembre-se: “Há muitas moradas na casa de meu pai.” (João 14:2).

 

Fontes: O Livro dos Espíritos, Cap II – Dos elementos gerais do Universo. Imagem ilustrativa retirada de fatosdesconhecidos

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

Conhecimento do Princípio das Coisas – Espiritismo sem Mistério

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat