Estudo do Livro dos Espíritos: O que é Deus ?

Vamos dar início ao estudo do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Nele foi reunida as respostas da espiritualidade superior à suas perguntas que hoje servem de base de estudos para o espiritismo.

Iremos apresentar o capítulo I – De Deus, que tem como principal ideia, nos fazer perceber que o entendimento de Deus está acima das faculdades humanas, porém é ele o criador. Os espíritos adotam a frase a seguir para nos aproximar desse entendimento:

“Não há efeito sem causa”

Mas o que é Deus? “ Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” Os espíritos também explicam que o infinito é o desconhecido que não tem começo, nem fim, mas que não pode-se dizer que Deus é infinito, pois é pobreza de nossa linguagem, pois está acima de nós.

Em algumas perguntas, Kardec procura saber sobre as propriedades primárias da matéria e na pergunta de número 9 os espíritos respondem, mostrando que a existência de Deus é maior que os sentimentos inferiores dos seres humanos:

“…Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele denomina a si mesmo de espírito forte…”

Apesar de ainda não termos os sentidos para entender a natureza íntima de Deus, conseguimos com nossa forma de linguagem dar atributos que são próximos de nossa inteligência. Os espíritos explicam que um dia, quando não houver espírito obscurecido pela matéria e for atingida a sua perfeição, então poderá ser compreendido.  

É dito ainda que apenas a razão será capaz de responder essas muitas perguntas que são distantes de nós, mas que Deus não é parte do universo, assim serie ele o efeito e não a causa, mas que o amadurecimento de nossa razão um dia vai nos ajudar com as respostas. E lembre-se, Deus é a Fé, a Esperança, então Acredite.  

 

Fontes: O Livro dos Espíritos, Cap. I – De Deus. Imagem ilustrativa retirada de wordpress.

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Que é Deus? – Espiritismo sem Mistério

Parte 1

 

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat