Estudo do Livro dos Espíritos: Da Criação

Dando continuidade aos estudos desta obra de Kardec, chegamos ao capítulo III que irá tratar sobre a criação.

No primeiro item encontramos o tópico da formação dos mundos. Nele é explicado que o Universo é uma criação de Deus, assim como são os mundos que hoje existem no infinito, porém é explicado que Deus renova os mundos e que eles tem um tempo de existência no Universo determinado pelo Criador.

Os espíritos superiores também respondem perguntas sobre a formação dos seres vivos explicando que o planeta Terra continha os germes que se juntaram mais tarde aos princípios orgânicos, gerando os germes dos seres vivos existentes que se proliferaram neste mundo. Eles acrescentam que não podemos saber a época do surgimento do ser humano e se referem aos nossos cálculos como quiméricos.

50- A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a que chama de Adão não foi nem o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

Sobre o povoamento da terra temos a resposta que Adão teria existido por volta de 4000 mil anos antes de cristo. Ele também coloca as diferenças morais da humanidade como variante do ambiente em que vive e as culturas que foi desenvolvida, sendo que a espécie humana surgiu em diversos pontos do globo em épocas diferentes.

54- Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, devem os homens deixar de considerar-se irmãos?

“Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim. Estais sempre inclinados a tomar as palavras na sua significação literal.”

No último item é expressa a pluralidade dos mundos, sendo todos existentes no universo habitados por algum tipo de espécie. Esses habitantes são de diversas morfologias, pois as composições físicas dos mundos são diferentes.

 

Ao fim do capítulo é dedicado um item, sem perguntas, sobre Considerações e concordâncias bíblicas concernentes à Criação. (Leia na íntegra)

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

A criação – Espiritismo sem Mistério

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Fontes: O Livro dos Espíritos, capítulo III – A Criação. Imagem ilustrativa retirada de queroharmonia.

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat