Estudo do Evangelho: A Melancolia

Ter sensações de desânimo, impotência e tristeza são comuns num mundo de provas e expiações, de acordo com “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. No artigo de hoje, você vai aprender como superá-la. 

A obra nos diz que essas sensações de melancolia são comuns em nossos espíritos. É o anseio dele na liberdade que se encontra no plano superior.

Os esforços do espírito se libertar do invólucro físico acabam por esgotando-lhe as forças. O corpo físico, que sofre com a falta de liberdade, acaba sentindo lassidão e um certo desânimo com a existência terrena; o que culmina com a melancolia. 

Evangelho ensina a superar a melancolia

Precisamos tomar cuidado, pois a melancolia poderá evoluir para a apatia. Ou seja, um sentimento de desprazer com tudo e com todos. Porém, não precisamos permanecer neste estado.

Sabendo que a vida terrena é um ciclo que se encerra, sempre teremos a chance de renovar-nos conforme amadurecemos espiritualmente e intelectualmente. 

Devemos reunir em nosso ser, mesmo com os desafios, toda a resiliência e força para a superação dos problemas. Nosso espírito já é “equipado” com essa habilidade de conquistar uma vida melhor.

O Evangelho nos aconselha a não procurar a felicidade neste mundo, mas sim, prestar atenção a espíritos que Ele envia aqui na terra para ajudar-nos na nossa evolução.

Tenha certeza no divino

Deus envia espíritos que falarão sobre a felicidade que vos aguarda no mundo espiritual, segundo suas obras. Prestemos atenção a esse fato. Tudo que vives está caminhando para a sua evolução. Por isso, tenha paciência e resignação. O que significa que deves ter a absoluta certeza que terás, um dia, o anjo da libertação, para ajudar-lhe a romper os liames do seu espírito cativo no corpo físico. 

Deves lembrar também que tens uma linda missão aqui na terra. Esse objetivo pode ser desempenhado com a sua família ou com as obrigações que Deus lhe confiou. A resignação será a sua aliada fiel nessa jornada. A vida é muito curta para ficar imerso em arrependimentos. 

Ame quem te trata bem, mas também ame os que não lhe tratam da mesma forma. Você pode! Acredite que tudo acontece por uma razão. Sabe a frase, “Deus está no comando”? Ela é verdadeira e libertadora. Não será fácil, mas valerá a pena.

Você é um espírito empoderado e vitorioso! A Lei do Progresso é certa e está em constante vigor, não podendo um espírito retroceder. Portanto se “sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para suportar”, orienta o Evangelho.

Saiba que a vida terrena poderá lhe trazer amarguras, mas enfrente todas elas com coragem, pois a recompensa será incalculável. Tenha certeza que a melancolia dura pouco e, além disso, ela vos conduzirá a companhia de amigos por quem você chorou um dia. Essas situações das quais você chora, vos conduzirão a ver-vos entre eles, seus amados, estendendo os braços, que vos guiarão para lugares inacessíveis às aflições da terra.

Por Leticia Lopes.

 

Para saber mais, assista:

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat