Espírito Cárita – Mensagens do Evangelho Segundo o Espiritismo

Espírito Cárita - Mensagens do Evangelho Segundo o Espiritismo

O Natal está próximo e na data que representa o nascimento do amor e da caridade, que é Jesus, separei reflexões do Espírito Cárita em sua comunicação ao Evangelho Segundo o Espiritismo.

Como nos apresenta o Espírito Cárita, no item A Beneficência, a expressão da caridade e dos atos singelos que promovem o bem ao próximo. Porém, o texto diferencia a caridade da esmola.

Segundo o Espírito Cárita:

“Várias maneiras há de fazer-se a caridade, que muitos dentre vós confundem com a esmola. Diferença grande vai, no entanto, de uma para outra. A esmola, meus amigos, é algumas vezes útil, porque dá alívio aos pobres; mas é quase sempre humilhante, tanto para o que a dá, como para o que a recebe. A caridade, ao contrário, liga o benfeitor ao beneficiado e se disfarça de tantos modos!”

A esmola, como o Espírito Cárita nos lembra, é útil. Há, entretanto, questões acerca da caridade material, como por exemplo, a humilhação. Muitos doam com o objetivo de rebaixar àqueles que  recebem.

A caridade material é importante, pois auxilia muitas famílias e condições ruins. Mas, a beneficência, e caridade espiritual, é aquela que leva também até nossos irmãos o acalento da alma, como fala o Espírito Cárita sobre a árvore de Deus, a árvore da Beneficência. 

São as palavras e as boas ações que levam o amor de Deus adiante. O acolhimento da beneficência deve aquecer materialmente do frio, mas principalmente contribuir moralmente aos espíritos, tanto os que recebem, quanto aos doadores, assim explica o Espírito Cárita. 

Neste período de festividades que encerram o ano de 2018, tome como direção os ensinamentos do Espírito Cárita. Além disso, leve as mensagem de amor, perdão, fé e esperança a todos os irmãos, próximos ou não.

Esperança, pois 2019 teremos novas lutas e mais oportunidade para evoluirmos e exercitarmos a caridade e a beneficência.  

 

“Acompanhai-me, pois, meus amigos, a fim de que eu vos conte entre os que se arrolam sob a minha bandeira. Nada temais; eu vos conduzirei pelo caminho da salvação, porque sou — a Caridade.” –  Espírito Cárita, martirizada em Roma. (Lyon, 1861.)

 

Leia também:

 

 

Para saber mais sobre a Beneficência relatado pelo Espírito Cárita, assista:

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CARIDADE E BENEFICÊNCIA? | Espírito de Mulher

 

 

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Ricardo Guelfi de SouzaEscrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat